Brasília Amapá |
Manaus

Tremor de terra de magnitude 6, na escala Richter é sentido em Manaus e prédio é evacuado no Centro

Compartilhe

Quem estava em andares altos de prédios, no Centro de Manaus, na tarde desta terça-feira (18), sentiu reflexos do tremor de magnitude 6, na escala Richter, e com profundidade de 10 quilômetros, registrado no norte do Peru, pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). A região é considerada, pelo observatório, como a mais estável do País peruano e está localizada a 1,7 mil quilômetros de Manaus.

O condomínio do Edifício Manaus Shopping Center, na Avenida Eduardo Ribeiro, foi evacuado por volta de 14h, após quem estava nos andares mais altos do prédio ter sentido o edifício ‘balançar’, entre o 14º e 17º andar.

Segundo a empresária contábil Cristina Gonzaga, 47, que tem um escritório de contabilidade no 17º andar, o prédio começou a balançar por volta de 14h, e as pessoas evacuaram todo o edifício pelas escadas. “Balançou o prédio, sentimos as cortinas mexendo e todo mundo desceu correndo, desesperado”, afirmou a empresária.

O síndico do prédio, Raimundo Guimarães, 62, disse que o tremor foi sentido por quem estava em diferentes andares. “Todo mundo desceu em pânico. Acreditamos que seja por causa do tremor no Peru”, afirmou.

Outro prédio, onde reflexos do tremor foi sentido, foi o Condomínio Palácio do Comércio, edifício de 20 andares, também localizado na Avenida Eduardo Ribeiro. Claudemir dos Santos, 34, que trabalha na recepção, disse que recebeu ligações de pessoas que estavam no último andar do edifício, informando que sentiram o tremor. “Nós que trabalhamos no térreo não sentimos, mas quem estava no último andar sentiu”, afirmou Claudemir.

Reflexo

O geólogo Renê Luzardo, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), explicou que o tremor sentido em Manaus é um reflexo do tremor registrado, na tarde desta terça-feira, no Peru (a 250 quilômetros de Iquitos e 1,7 mil quilômetros de Manaus). Apesar da distância, o geólogo explicou que ele foi sentido na capital do Estado devido à sua profundidade, de 10 quilômetros. “É como se fosse uma bomba atômica que vai se atenuando com a distância”, explicou.

De acordo com Luzardo, o tremor foi sentido, com maior intensidade, em cidades localizadas a oeste do Estado, como Tabatinga, distante 500 quilômetros de Iquitos. No entanto, segundo o geólogo, como as construções das cidades do interior do Estado são baixas, ele pode não ter sido sentido nos municípios amazonenses vizinhos ao Peru.

Segundo Renê, o CPRM não foi informado de acidentes causados por esse tremor. O Corpo de Bombeiros também não foi acionado, segundo informou a assessoria de imprensa da corporação.

Com Informações do Portal D24


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7