Brasília Amapá |
Manaus

Torcedores contam com serviços de voluntariado e acessibilidade no Torneio Olímpico de Futebol em Manaus

Compartilhe

Os jogos olímpicos em Manaus começaram com muito prestígio e apoio social para quem veio prestigiar a primeira rodada dupla do Torneio Olímpico de Futebol, nesta quinta-feira (4), na Arena da Amazônia. Entre os serviços oferecidos para estrangeiros e a população manauara estavam o de voluntariado do Programa Ajuri- Voluntários da Amazônia para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Manaus, e de acessibilidade para pessoas com deficiência. 

04.08.2016 JOGO OLIMPÍADAS - SERVIÇO - FOTO NATHALIE BRASIL  (6) 04.08.2016 JOGO OLIMPÍADAS - SERVIÇO - FOTO NATHALIE BRASIL  (8) 04.08.2016 JOGO OLIMPÍADAS - SERVIÇO - FOTO NATHALIE BRASIL  (15)O programa Ajuri conta com 350 voluntários para os jogos em Manaus, e foi criado pelo Comitê Manaus 2016 e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) para estimular a população local a fazer parte deste momento único no País que são as Olimpíadas Rio 2016. O entusiasmo e a dedicação foram as principais marcas dos voluntários que fizeram jus da atitude ao termo regional do nome do programa, que significa reunião de pessoas para um trabalho comunitário.

Entre uma abordagem e outra, estava a amazonense Ângela Moraes, 34, que mora na Espanha, mas que veio para o Estado integrar a equipe. “É um evento importante para o Brasil e vou fazer esse trabalho com muita felicidade até o último dia dos jogos em Manaus, afinal é algo que vai ficar para a história”.

A funcionária pública Maria das Graças, 46, veio assistir a primeira rodada dupla do Torneio com a família, e foi orientada sobre procedimentos importantes para prestigiar os próximos jogos. “Eu não sabia que podia trazer bolsas e alimentos, daí tive que deixar, e entendo que faz parte das regras de segurança do evento. Não vou trazer mais para os outros jogos”.

 Acessibilidade – A praticidade em chegar até a Arena da Amazônia foi importante para as pessoas com deficiência e seus familiares. Com o apoio de dez ônibus adaptados, as pessoas saíram da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Avenida Humberto Calderaro, e foram deslocadas até a entrada no Portão “D” da Arena.  Para o cadeirante Rubens Paz, 60, o trabalho vai ser fundamental para os três dias de jogos na capital amazonense. “Foi essencial essa facilidade para o cadeirante nesse evento, porque ajuda a gente chegar de maneira mais digna e respeitosa”.

O serviço do transporte conta com apoio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e estará disponível nos dias dos jogos em Manaus, com saída do estacionamento da ALEAM, a partir das 16h. O transporte tem o objetivo de levar os passageiros até a Arena da Amazonas.

Fotos: Nathalie Brasil (Secom)


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7