Brasília Amapá |
Manaus

O museu da quase centenária Qantas

Compartilhe

SYDNEY – Uma variedade de objetos históricos, incluindo motores e equipamentos de navegação, além de miniaturas de aviões e modelos de uniformes usados ao longo de quase cem anos. É esse o perfil da Qantas Heritage Collection, exibição permanente da maior companhia aérea australiana — e terceira mais antiga do mundo.

Instalado no mezanino do aeroporto doméstico de Sydney, o museu da Qantas, que foi inaugurado em 2005, ocupa área de mil metros quadrados. Tem entrada gratuita e está aberto ao público de segunda a sexta.

DESIGN PARA MULHER-PILOTO

Parte do acervo, que inclui fotos, bilhetes e menus, foi doada por passageiros e pelo quadro de pessoal da empresa. Tudo, aliás, vem sendo classificado e catalogado desde os anos 1990 por funcionários aposentados.

Os atuais uniformes de comissários e aeromoças, adotados desde 2013, estão na mostra. Em fins de abril, a companhia lançou a nova coleção para os pilotos, que, pela primeira vez, incluiu peças específicas para mulheres. Até o início de 2017, os três mil pilotos da casa estarão usando as peças. O design é do famoso estilista australiano Martin Grant, que também criou as peças para o pessoal de bordo, e revela nostalgia: remete aos primeiros uniformes da empresa. Mas o destaque ficou mesmo com o terninho das mulheres-pilotos, considerado feminino na medida certa. Inclusive a gravata.

260 NO CONTROLE DOS CÉUS

A Qantas foi fundada em 1920, e seu nome é uma palavra formada pelas primeiras letras de Queensland and Northern Territory Aerial Services — ou serviços aéreos de Queensland (estado australiano) e territórios do Norte.

Na sede da companhia, em Sydney, destaca-se o Qantas IOC, seu Centro de Operações Integradas. Ali, por 24 horas, 260 pessoas se dividem para monitorar todos os voos da empresa e minimizar riscos em geral. A Qantas faz 350 viagens domésticas diariamente (500 em dias de pico), transportando 60 mil pessoas. Na área internacional, são de 80 a 90 voos (30 mil passageiros).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7