Nova área charmosa

PARIS – O nome da região é NDSM, sigla para News Dock Stories Members, uma brincadeira com o original, NDM. Em 1922, começou a funcionar ali a empresa de construção naval holandesa NDM — Nederlandsche Dock Company. Durante anos, o local foi destinado à construção de navios, chegando a tornar-se a maior doca industrial da Europa, nos idos de 1950.

A indústria naval se instalou ali, ao norte de Amsterdã, porque os canais da cidade já não comportavam a demanda de cargueiros e o fluxo de navios, devido à expansão do comércio exterior no país. Em 1984, a NDM faliu, e a região foi abandonada.

Mas no início dos anos 2010, como acontece nos processos de gentrificação, o preço baixo de antigos armazéns e oficinas navais começou a atrair jovens e artistas em busca de espaço. Começava a revitalização do bairro.

Hoje, a antiga zona industrial está repleta de bares e ateliês, além de restaurantes e até hotéis de luxo, como o Hilton e seus quartos com vista panorâmica. Tudo com aquela cara de cultura local, peculiar a lugares pouco frequentados por turistas. O grande charme do NDSM são estabelecimentos dentro de contêineres, muitos à beira do rio, de decoração “industrial chic”. Para chegar lá é preciso pegar uma balsa, próxima à estação central de trem da capital. Um ótimo programa de primavera.

ver mais notícias