Brasília Amapá |
Manaus

Mitos e verdades sobre voar

Compartilhe

O medo de voar, normalmente, é fundamentado por mitos que se disseminam entre os passageiros. Um dos questionamentos mais comuns é se raios e trovões colocam o voo em risco. Quem nos tira essa e outras dúvidas, além de nos contar alguns detalhes curiosos, são a companhia holandesa KLM e especialistas da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (Abrapac). Confira:

1. A tempestade aumenta o risco de um acidente de avião?

Não, diz a KLM. O que pode fazer é dificultar a visibilidade e causar turbulências desconfortáveis. Tecnicamente, raios podem danificar o sistema, mas nem eles, nem tempestades chegam a comprometer a segurança.

2. A porta de um avião pode se abrir durante o voo, como vemos nos filmes?

A porta da cabine só pode se abrir se a pressão do interior e a do exterior da aeronave forem iguais. Acontece que, a pressão do ar em grandes altitudes é baixa, razão pela qual a pressão da cabine é aumentada artificialmente.. Então, considera-se que seria praticamente impossível que uma porta se abrisse durante um voo.

3. O avião pode voar sem motor?

Sim. Já houve alguns casos de aviões comerciais que pousaram sem que nenhum dos motores estivesse funcionando e em segurança. Se uma aeronave comercial de médio porte tiver falhas em ambos os motores, ela ainda será capaz de voar distâncias de até 200 quilômetros, exemplifica a Abrapac.

4. O vaso sanitário pode sugar a gente?

O barulho é ensurdecedor, tudo bem. Mas ir ao banheiro é seguro. Todos os sanitários, acentua a KLM, têm um sistema fechado a vácuo: ‘‘quando se aciona a descarga, uma válvula é aberta para um cano coletor, e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque’’.

5. Aliás, os dejetos do vaso são jogados pra fora da aeronave?

Não, eles não são jogados pelos ares. As aeronaves possuem um reservatório chamado de QTU, em que os dejetos são armazenados, até que a aeronave chegue a seu destino.

6. O uso do celular pode causar acidente?

Segundo estudos, celulares podem operar na mesma faixa de frequência de alguns instrumentos ou causar interferências. Isso poderia levar a aeronave a um estado indesejável, dizem especialistas da Abrapac, e causar incidentes, mas sem colocar o voo em risco.

7. Bebida alcoólica durante o voo acelera o estado de embriaguez?

Não há estudos que comprovem essa questão. De qualquer maneira, é bom evitar o álcool antes do embarque e durante o voo.

8. Por que não existe fileira de número 13 em vários aviões?

Porque o número 13 é atribuído à má sorte em muitos países, o que pode aumentar a insegurança de quem já tem medo de voar.

9. Um comissário de bordo pode prender um passageiro?

Pode, sim. Como se sabe, o piloto é a autoridade máxima durante o voo, e, a pedido ou em nome dele, é possível que o comissário de bordo prenda um passageiro. Mas isso apenas em caso de o passageiro oferecer risco a si mesmo ou aos demais.

10. Quem nasce a bordo de um avião pode voar gratuitamente o resto de sua vida?

Nãaao. Seria ótimo, mas infelizmente não é isso que acontece.

11. Aeromoças e comissários têm necessariamente que ser altos?

Não que eles devam ser altos, mas, na KLM, por exemplo, a altura mínima exigida é de 1,58m, e a máxima, de até 1,90m.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7