Zona Oeste terá mais 23 linhas de vans ainda este ano

RIO – A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) abrirá, em breve, processo de licitação para preencher 1.795 vagas do Sistema de Transporte Público Local (STPL) na Zona Oeste do Rio, conforme publicação no Diário Oficial da prefeitura nesta sexta-feira. Segundo a secretaria, somente pessoas físicas poderão participar da concorrência. A permissão para o serviço será por dez anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Ao todo, serão licitadas 99 linhas em mais de nove bairros, entre eles, Realengo, Bangu e Campo Grande. Deste total, 23 serão linhas novas. As que já existem na região passarão, com o processo de licitação, a integrar o STPL, que foi criado para organizar o sistema de transportes em vans na cidade.

O reforço na frota de vans visa a atender o aumento de demanda de passageiros. A nova rede do STPL irá complementar o serviço de BRT já oferecido na região, com a pretensão de ampliar a oferta de transporte aos passageiros.

Segundo a Secretaria de Transportes, do total de vagas ofertadas, 967 serão ocupadas imediatamente, sendo que “as outras 828 ficarão em cadastro reserva para os casos de desistência ou cassação do permissionário, com objetivo de não prejudicar as condições operacionais do sistema”.

Após a conclusão da licitação na Zona Oeste, a rede do STPL contará com 3.169 operadores em 166 linhas nas quatro regiões da cidade. O serviço já é oferecido nas zonas Norte, Oeste (Jacarepaguá e Barra), Sul e Centro.

As vans que compõem o STPL possuem validadores integrados ao sistema Bilhete Único Carioca e monitoramento através de GPS. A tarifa do sistema é a mesma dos ônibus, no valor de R$ 3,80. Os veículos possuem identidade visual padronizada, com elementos que identificam a região de atuação e seus turnos de operação. Os motoristas em serviço trabalham uniformizados e identificados. O serviço é fiscalizado pela Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) com base nas regras do Código Disciplinar do STPL, publicado em 2013.

ver mais notícias