Brasília Amapá |
Manaus

Seis municípios antecipam campanha de vacinação contra gripe H1N1

Compartilhe

VOLTA REDONDA – As cidades de Volta Redonda, Angra dos Reis, Barra Mansa, Piraí, Pinheiral, e Porto Real anteciparam a vacinação contra o vírus H1N1 para esta segunda-feira. Já em Resende, a campanha, que tinha início previsto para sábado, vai começar nesta terça-feira. A secretária interina de saúde de Volta Redonda, Mônica Marques, disse que, até o dia 29, serão imunizados pacientes com doença renal crônica, gestantes e crianças de 11 meses a 4 anos. O município recebeu 22 mil doses da vacina, que foram distribuídas em 43 postos de saúde do município.

– No último sábado, fizemos (profissionais de saúde) um mutirão para deixar tudo preparado para esta segunda-feira – disse Mônica.

A secretária explicou que as crianças pequenas vão tomar duas doses. A segunda, 30 dias após a primeira dose.

– Se a criança tem entre 6 meses e 2 anos, 11 meses, 29 dias, tomará duas doses, com intervalo de 30 dias da primeira e segunda. A exceção são as crianças que já tomaram uma dose ano passado. Nesse caso, elas tomarão apenas uma dose este ano. Já as crianças de 3 anos até 4 anos, 11 meses e 29 dias, tomarão apenas uma dose em 2016, independentemente de terem tomado ou não a vacina em 2015. Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde. Já os adultos tomarão uma dose única – explicou Mônica.

BARRA MANSA QUER VACINAR 12 MIL ESTA SEMANA

Em Barra Mansa, as vacinas contra H1N1 estão disponíveis das 8h às 17h, em todas as unidades de Saúde, do munícípio. Nesta primeira semana da campanha, a meta é vacinar 12 mil pessoas, entre crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias; grávidas e pacientes renais crônicos. A partir do dia 25, serão imunizados idosos, profissionais da área de saúde e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que residem em instituições fechadas como medidas socioeducativas.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Imunização da secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h.

– Solicitamos 40 mil doses da vacina e recebemos para esta primeira semana de trabalho 40% dessa cota. Contabilizamos uma população de 40.302 pessoas a serem imunizadas e nosso objetivo é atingir, pelo menos, 80% desse total, ou seja, 32.242 pessoas – detalhou Marlene.

Para receber a dose da vacina contra a gripe é necessário apresentar o cartão de vacinação. Já o portador de doença crônica deve apresentar também um documento que comprove o diagnóstico da doença, como uma receita ou laudo médico.

No município, foi registrada uma morte por H1N1 e, até o momento, o setor de epidemiologia de Barra Mansa está investigando seis casos de síndrome respiratória aguda.

– Estamos aguardando o resultado dos exames que estão em análise em um laboratório no Rio de Janeiro. Em média, o diagnóstico é remetido para a secretaria de Saúde num prazo de 15 dias – explicou Marlene.

Já a coordenadora do programa de imunização de Piraí, Gisele Silva de Andrade Mota, informou que a decisão de antecipar a campanha de vacinação foi uma resolução conjunta dos municípios da região do Médio Paraíba, motivada pelos óbitos ocorridos na região comprovadamente provocados pela doença.

De acordo com relatório SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave, atualizado em 14 de abril, 12 mortes provocadas pelo H1N1 foram confirmadas no estado. Sete ocorreram no Médio Paraíba: Barra Mansa (1), Porto Real (1), Resende (3), Volta Redonda (1) e Valença (1).

Já Secretaria de Saúde de Piraí informou que a análise realizada pelo Laboratório Central Noel Nutels, com as amostras do óbito ocorrido no Hospital Flávio Leal, no dia 10, em Piraí, acusaram resultado negativo para o vírus H1N1. Portanto, não há mortes provocadas pela doença no município.

Angra dos Reis também atribuiu a antecipação ao aumento de número de casos de H1N1 no estado. Receberão a vacina crianças de seis meses até menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que deram à luz em 45 dias e pacientes renais crônicos. Em Angra, a campanha ocorre em todas as 45 salas de vacinação, ou seja, em quase todas as unidades de saúde do município.

RESENDE COMEÇA A VACINAR NESTA TERÇA

A campanha em Resende vai fornecer 12 mil doses à população a partir desta terça-feira. A campanha prossegue até o dia 20 de maio vacinando pessoas a partir de 60 anos de idade, gestantes, mulheres em pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas – que necessitarão de prescrição médica para se vacinarem.

A Secretaria de Saúde de Porto Real começou a campanha nesta segunda e vai até quarta-feira. Retornará entre 25 e 29 deste mês e terá como o dia D, o 30 de abril. Nesta data, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, trabalhadores da área de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas fora da faixa etária da campanha (com prescrição médica).

A orientadora pedagógica Carla Lopes está grávida de 4 meses e tomou vacina na na unidade Jardim Real.

– É indispensável a vacina. Penso não só na minha saúde, mas, principalmente na saúde da minha filha. É importantíssimo que estejamos conscientes quanto à importância do ato de sermos imunizados. Além disso, tomo todas as medidas necessárias como a higienização das mãos e o uso de álcool em gel.

O secretário de Saúde, Renato Ibrahim reforçou a importância da imunização, que vai até 20 de maio.

– Há casos de óbito por H1N1 também aqui na região do Médio Paraíba. Por isso estamos antecipando a campanha, para evitar mais complicações relacionadas à influenza. A população-alvo deve ser imunizada e ter consciência sobre a gravidade da doença.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7