Projeto Cidades Digitais chega ao interior do estado

RIO – O município de Engenheiro Paulo de Frontin será o primeiro do interior do estado a ser contemplado pelo programa do governo federal “Cidade Digitais”. O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliando o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros, através do acesso a uma internet rápida e gratuita.

Desde 2013, quando foi assinado, o projeto vinha passando por várias etapas para aprovação da estrutura e cumprimento de metas. Após a última vistoria, realizada esta semana, a cidade recebeu o sinal verdade do Ministério das

“Nossa proposta é que, nos pontos de livre acesso, os estudantes possam realizar pesquisas escolares, os micro empreendedores individuais tenham acesso a mais ferramentas para fazer crescer seu negócio e, futuramente, que os postos de saúde possam realizar agendamento de consultas on-line”, explicou o prefeito Marco Aurélio.

Ao todo, 80 cidades brasileiras participarão da fase inicial do projeto. Em todo o estado, apenas Paulo de Frontin está autorizada a iniciar as obras. Outras duas, Maricá e São José do Vale do Rio Preto, devem dar início ao projeto no segundo semestre.

Segundo o cronograma do Ministério das Comunicações, já no mês de março terá início a instalação dos cabos de fibra ótica e dos equipamentos de transmissão. Ao todo, serão nove pontos de acesso, sendo seis destinados ao governo e três abertos a população. As torres de transmissão terão o alcance de 300 metros.

ver mais notícias