Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura inaugura unidade móvel de operações durante maratona

Compartilhe

RIO – Além dos atletas que brilharam no evento-teste da maratona, um equipamento do tamanho de uma mala de viagens também atraiu a atenção de parte do público e de autoridades presentes. A prefeitura do Rio inaugurou hoje a primeira Unidade Móvel do Centro de Operações Rio (UM-COR). Trata-se de uma base remota e com alta tecnologia embarcada, que poderá se conectar de qualquer ponto da cidade com os operadores da sede da Cidade Nova de forma instantânea, confiável e segura. O equipamento foi desenvolvido pela empresa Cisco, irá atuar em situações de crise/emergências e em grandes eventos. Segundo chefe executivo operacional do Centro de Operações Rio, Pedro Junqueira, a base móvel é a primeira do país e possibilitará a comunicação de voz, dados e vídeo de altíssima qualidade, além de disponibilizar pontos de acesso Wi-Fi para os usuários que estiverem no local onde o equipamento for instalado, mesmo em áreas sem cobertura de operadoras de telefonia.

— O equipamento tem capacidade de se conectar com nosso centro de operações usando até mesmo um sinal de rua que faça parte da nossa rede. Esse é legado duradouro para o Rio de Janeiro que já pode ser utilizado antes mesmo da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 — afirmou, acrescentando que a tecnologia também vai ajudar na operação de outros grandes eventos no Rio de Janeiro e em situações de emergência.

Segundo ele, a adoção desta tecnologia permitirá que os operadores envolvidos em incidentes e ocorrências possam transmitir informações e se comunicar com mais rapidez e precisão, e assim tomar decisões mais rapidamente e de forma mais assertiva.

— Os usuários da UM-COR poderão simultaneamente acessar a internet, realizar teleconferências e fazer ligações por meio de telefones IP, integrando também rádios e telefones celulares. A câmera integrada vai capturar e enviar imagens em tempo real para o Centro de Operações. Isso nos possibilita uma avaliação mais precisa da situação no local.

Segundo a diretora sênior de Inovação da Cisco na América do Sul, Nina Lualdi, o equipamento fornecerá infraestrutura de rede, câmeras de monitoramento e serviço de voz que permitirão a comunicação entre os agentes de forma instantânea, segura e simples por meio de rádios, telefones celulares ou fixos.

— Seu formato compacto permite que ele seja transportado rapidamente para o local do evento. Estamos compartilhando nossa expertise com a Prefeitura do Rio de Janeiro para que a solução atinja todo seu potencial.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7