Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura adia inauguração do VLT para 5 de junho

Compartilhe

RIO — A Prefeitura do Rio adiou para 5 de junho a inauguração da operação Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). De acordo com o Município, a medida foi tomada para estender o período de adaptação da população “à nova configuração viária do Centro do Rio” e “garantir mais segurança a pedestres e motoristas”. A inauguração do VLT estava, inicialmente, prevista para o próximo domingo, dia 22.

“A inauguração do primeiro trecho do VLT foi transferida para o dia 5 de junho para garantir mais segurança a pedestres e motoristas, dando mais tempo aos cariocas para que se acostumem com as alterações no trânsito e a presença do novo modal na região”, alegou a Prefeitura, em nota oficial.

Inicialmente, o VLT vai operar da Praça XV ao Aeroporto Santos Dumont. Em 2017, quando o sistema estiver operando a plena capacidade, com três linhas, 32 trens e 32 estações ao longo de 28 quilômetros de trilhos, o VLT terá capacidade de transportar 300 mil passageiros/dia. Do meio-dia às 15h, dois trens farão o percurso em intervalos de meia hora. Os passageiros poderão viajar de graça até 30 de junho, mas, a partir de 1º de julho, terão de pagar tarifa de R$ 3,80 (a mesma dos ônibus).

Como a circulação será feita em áreas com grande movimento de pedestres, como a Praça Mauá e as avenidas Rio Branco e Rodrigues Alves, a segurança é uma das preocupações do consórcio responsável pela operação, formado por empresas que também administram o metrô, os trens, as barcas e os ônibus.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7