Operação detecta despejo irregular de esgoto na Lagoa Rodrigo de Freitas

RIO – Uma operação da Secretaria municipal de Meio Ambiente e da Cedae, na manhã desta segunda-feira, detectou despejo de esgoto na galeria pluvial que deságua na Lagoa Rodrigo de Freitas. Foram vistoriados o posto de combustível Ipiranga da Rua Mario Ribeiro, o Shopping Leblon e o Jóquei Clube Brasileiro. A escolha dos estabelecimentos, segundo a secretaria, atendeu às denúncias das associações de moradores da região e informações sobre dano ambiental de ações anteriores da Cedae.

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Ambiente, foi constatado o despejo de esgoto do Shopping Leblon na galeria pluvial. Um teste químico indicou a presença de amônia relativa à poluição. No Jockey Club Brasileiro, a ação detectou o despejo de urina na rede de água da chuva que deságua na Lagoa. No posto Ipiranga, que possui licença ambiental, não houve flagrante, “mas há indícios do despejo ocasional e vazamento de óleo na operação do lava-jato”, informou a nota.

Os estabelecimentos foram advertidos e terão o prazo de 72 horas para sanar o problema e apresentar sua documentação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para abertura de processo. O não cumprimento poderá gerar multa com valores entre R$500 e R$10 milhões e a interdição total do local.

Procurado, o Posto Ipiranga informou que uma bomba localizada dentro da caixa de esgoto apresentou problemas, mas que fará tudo o que for necessário para resolver o problema dentro do prazo estabelecido. O Jockey Club e o Shopping Leblon ainda não se pronunciaram.

ver mais notícias