Brasília Amapá |
Manaus

No balanço maluco das horas

Compartilhe

RIO — O tempo no Rio pode ser relativo. Especialmente quando falamos da orla da Zona Sul. E ele varia de acordo com o espaço na praia… e o relógio digital. Em Ipanema, na altura da Rua Joaquim Nabuco, ele está 14 minutos adiantado, como informa o aparelho instalado no canteiro central. Em Copacabana também é assim: o equipamento que fica perto do novo Museu da Imagem e do Som informava, às 15h29m de quinta-feira, que eram 15h41m. Ou seja, 12 minutos à frente do horário de Brasília. Do Leme ao Leblon, o descompasso das horas era evidente. As exceções ficavam por conta do relógio no finalzinho do Leme, que marcava certinho os minutos, e do localizado perto da Avenida Afrânio de Melo Franco, no Leblon, que estava apagado.

Enquanto isso, os 21 aparelhos desajustados da orla (incluindo o que fica no mirante do Leblon) funcionavam sem problemas para a publicidade eletrônica. Um dos anúncios, de uma rede de fast food, soava como ironia: “Quem tem pressa passa no drive”.

Funcionário do Hotel Fasano, Paulo César Barroso vivia apressado: já levou muito susto com os relógios de Ipanema, tendo que correr para chegar ao trabalho. Todos os 21 estão adiantados entre três e 14 minutos. A diferença maior é nos instalados no começo de Ipanema, a partir do Arpoador.

– Eu chegava, olhava para a hora no relógio (o próximo à Rua Teixeira de Melo) e dizia: estou atrasado! – conta Paulo César, capitão-porteiro do Fasano. – Tem uns dois meses que eles estão assim. É inadmissível.

– Esqueceram os relógios – aponta João Evangelista, funcionário de um quiosque de Ipanema

Para a estudante Júlia Caldas, de 26 anos, que joga futevôlei quase que diariamente no Posto 9, “eles não adiantam para nada”:

– Falta manutenção.

Os relógios são de responsabilidade da concessionária Adshel, que tem contrato com a prefeitura desde 1999, sem “valores financeiros” envolvidos, como afirma em nota. A empresa diz que há dois meses trocou os aparelhos da orla, para modernizá-los. Mas o software usado neles estaria com “um problema de compatibilidade com a sincronização da hora”. A promessa é que esta semana os equipamentos estejam funcionando corretamente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7