Justiça mantém inauguração do VLT para o próximo domingo

RIO — A Justiça negou o pedido do Ministério Público de adiar a inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. Com a decisão, a inauguração está mantida para o próximo domingo, dia 5, conforme estabelecido pela prefeitura. No pedido, o MP alega que o transporte ainda não oferece segurança adequada aos passageiros e pedestres.

“Ressalta este Juízo, contudo, que ao contrário do que se afirma na inicial, foi esclarecido em audiência que, no trecho cujo início de operação está previsto para o próximo dia 05/06/16, a sinalização horizontal, vertical e semafórica automatizada já está implantada e o funcionamento da semaforização automática, que prioriza o VLT, foi exaustivamente testada e aprovada pela CET-RIO”, escreveu a juíza.

A magistrada destacou ainda que há riscos em qualquer lugar em que haja tráfego de veículos e pedestres, mas que podem ser reduzidos com a instalação de sinalização adequada. Ela também disse na decisão que a implementação do VLT exige uma mudança de comportamento por parte do cidadão.

ver mais notícias