Brasília Amapá |
Manaus

Ilha de Guaratiba sediará a segunda edição do “Jardins Rio”

Compartilhe

RIO – Num dos mais importantes cinturões verdes da cidade, junto ao Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste, a Ilha de Guaratiba, o Polo de Plantas Ornamentais do bairro vai sediar, nos dias 1, 2 e 3 de abril, a segunda edição do evento “Jardins do Rio”, que reunirá os produtores locais em um espaço ao ar livre e exibirá oito ambientes criados por paisagistas convidados. O evento será realizado das 9h às 18h no Espaço Galeria Jardim (Sítio Meio do Mato), na Estrada da Ilha 200, Ilha de Guaratiba. Os visitantes da mostra poderão provar as iguarias dos restaurantes dos tradicionais polos gastronômicos de Barra e Pedra de Guaratiba.

“Jardins do Rio – II Mostra de Plantas Ornamentais de Guaratiba” terá entrada franca e contará com estandes de exposição e comercialização de 30 produtores locais. É um evento que combina negócios e lazer.

O palco do encontro é um espaço verde em Ilha de Guaratiba, com estacionamento próprio, a trinta minutos da Barra da Tijuca. O evento proporcionará também opções de lazer, como visitas guiadas ao Sítio Burle Marx, espaços de convivência para jovens e adultos, programação cultural, e mostra de artesanato local. No primeiro dia do evento, profissionais do ramo e estudantes das escolas da região farão visitas guiadas ao evento.

O POLO

A iniciativa é dos cerca de 300 produtores rurais de Guaratiba, organizados em torno do Polo de Plantas Ornamentais, que integra o Programa Polos do Rio, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, da Prefeitura do Rio. A produção de plantas ornamentais na região tem origem na década de 50, por influência do paisagista Roberto Burle Marx, que viveu na região e cujo sítio atualmente é referência mundial em termos de pesquisa no tema.

“Um dos principais objetivos do evento é consolidar e reforçar a atividade de produção de plantas ornamentais em Guaratiba. O conceito de desenvolvimento local busca o crescimento socioeconômico sustentável da região e consequentemente do produtor, que tem a vantagem de preservar o seu modo de vida e de desenvolver as atividades de sua vocação para gerar renda, obtendo acesso ao mercado e gerando emprego na região”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário, Fabiano Horta.

Segundo a secretaria, este pensamento é a base de trabalho da Rural Guaratiba, associação que representa os produtores do Polo de Plantas Ornamentais de Guaratiba, no sentido de dar poder ao produtor para se proteger contra a pressão que vem sofrendo em função da expansão urbana, ameaçando a sua permanência na região e a continuidade do seu modo de vida.

“Jardins do Rio” será a oportunidade de expor a variedade de plantas ornamentais cultivadas na região, que é vendida para todo o país, gerando emprego e renda para cerca de 2 mil pessoas. Na cadeia produtiva deste polo, estão fornecedores, empresários e artistas que trabalham com plantas ornamentais – arquitetos, paisagistas, decoradores, jardineiros, escultores, artesãos, pintores, artistas contemporâneos, fabricantes de móveis para jardim e os restaurantes da região.

As inscrições para as oficinas e palestras poderão ser feitas pelo site jardinsdorio.rio ou pelo Facebook (www.facebook.com/Polos-do-Rio-SEDES), onde também está disponível a programação completa do evento.

A seguir, as atrações do evento:

Exposição de Plantas– Exposição e venda de mudas e de plantas ornamentais, das mais variadas espécies, cultivadas em Guaratiba.

Paisagem Carioca – Oito escritórios de paisagismo ocuparão espaços da área para mostrar projetos ou exibir arranjos criados para as plantas dos produtores de Guaratiba.

Espaço Gourmet– Contando com a presença dos restaurantes que integram os Polos Gastronômicos dos bairros vizinhos de Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba, será possível provar as iguarias de frutos do mar da tradicional culinária local.

Mobiliário e Artesanato Onde tem jardim, tem mesa, cadeira, sofá, poltrona, balanço, em vime, vidro, madeira, aço ou alumínio. O visitante escolhe como compor o seu jardim ou varanda.

Palestras e Oficinas gratuitas – Ao longo do evento serão ministradas palestras sobre plantas, jardins, paisagismo e ecologia e oficinas de arranjos florais, paredes verdes e origami.

Entretenimento e cultura local – Além de visitas guiadas ao Sítio Burle Marx, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), serão promovidos passeios que por Guaratiba, um dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro.

Alguns dados sobre o Polo de plantas ornamentais:

1- Guaratiba é o maior centro de produção de plantas autóctones (nativas) do Brasil;

2- Em Guaratiba existem 350 locais de produção de plantas ornamentais, entre sítios, chácaras e hortos, de pequeno, médio e grande porte; em sua maioria enquadram-se como agricultura familiar;

3- A atividade na região gera 2.000 empregos diretos;

4- São mais de 500 espécies de plantas cultivadas na região, entre autóctones e exógenas;

5- O volume de recursos que envolve a atividade na região gira em torno de R$ 6.500.000,00/mês e R$ 80.000.000,00/ano;

6- O principal mercado comprador é o Rio de Janeiro, que responde por cerca de 50% da produção, seguido por São Paulo, que absorve cerca de 30%. Os demais estados do Sudeste, bem como os do sul respondem pelos 20% restantes;

7- O perfil de produção da região vem se voltando para a hidroponia, com a produção de hortaliças.

Como chegar

Para quem optar por transporte coletivo, estará disponível a linha de ônibus especial 2334 (ar condicionado) – vias Centro-Zona Sul e Zona Oeste, com integração no BarraShopping, assim como a linha 867, com integração ao sistema BRT na estação de Ilha de Guaratiba. Estes pontos de integração estarão sinalizados e com operadores munidos com rádio transmissor orientando os passageiros.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7


Portal CM7® © Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados

"Toda Honra, Toda Glória e Todo Louvor é para o Senhor Jesus!"