Brasília Amapá |
Manaus

Governo visita apenas 71% dos imóveis na campanha contra Aedes aegypti e não bate meta

Compartilhe

BRASÍLIA. A proporção de imóveis vistoriados no país, na campanha nacional de combate ao Aedes aegypti chegou a 71% até o fim de fevereiro. Esse era o prazo estabelecido pelo governo para visitar 100% dos domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais. A meta, que havia sido estipulada inicialmente para 31 de janeiro, acabou adiada para o mês seguinte, mas, ainda assim, não foi atingida.

Divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, o balanço aponta que 48,2 milhões de imóveis foram vistoriados e 11,3 milhões estavam fechados. O total mapeado para receber as inspeções é de 67 milhões. Segundo o governo, alguns municípios têm mais domicílios do que o projetado inicialmente. Outros estão notificando mais de uma visita por imóvel. Por isso, alguns estados aparecem com percentual de locais visitados acima de 100%.

É o caso de oito estados que superaram a meta. Os melhores índices de visitação foram registrados em Pernambuco (187,2% de imóveis vistoriados), Rondônia (166,3%) e Mato Grosso do Sul (120,9%). O Rio de Janeiro inspecionou 64,2% dos locais, segundo o boletim. Nas piores colocações, estão Santa Catarina (20,8%), São Paulo (38,3%) e Rio Grande do Sul (40,4%).

Ao longo das visitas, 1,6 milhão de imóveis foram identificados com focos do mosquito, o que corresponde a 3,36% do total vistoriado. A meta é reduzir esse índice de infestação para menos de 1%. Chegou a 4 milhões o número de domicílios que estavam fechados ou com recusa de acesso por parte do morador, na primeira visita, mas que os agentes conseguiram vistoriar numa segunda ida ao local.

No total, 5.164 dos 5.570 municípios existentes (ou 93% do total) notificaram visitas no Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da República (SIM-PR). Os dados são gerenciados pela Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika (SNCC), com base nas informações transmitidas pelas salas estaduais, a partir da mobilização para realização de visitas pelos municípios.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7