Foto de desnível em ciclovia viraliza e causa indignação

RIO — Uma imagem aérea de um trecho da ciclovia Tim Maia no Joá, na altura de São Conrado, tem viralizado e causado indgnação de cariocas na internet. Pela foto, parte da estrutura semelhante a um mirante parece estar quebrada, separada da pista da ciclovia por uma fratura. No entanto, a imagem retrara a diferença de altura do piso em relação a uma rampa. O buraco, que tem mais de 20 centímetros, preocupa os ciclistas e moradores do bairro.

“A última vez que reparei nisso, semana passada, vão aberto, mais que suficiente para uma criança (até 5 anos) passar. A diferença do nível é do projeto mesmo, mas nesse espaço (20 a 30 centímetros) não havia qualquer proteção”, disse um internauta, na página da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro, que defendeu o projeto da Prefeitura. Outro afirma: “Onde já se viu um desnível desses onde se transita pedestres e ciclistas? Isso é inadmissível, e continuaremos sim cobrando por projetos com mais qualidades e segurança”.

A prefeitura alega que o desnível está previsto no projeto do trecho da ciclovia, que deve ser inaugurado em agosto. “Portanto, a pista não cedeu, ela já foi construída com esta solução de engenharia justamente para respeitar a topografia do terreno neste acesso, que é uma rampa”.

A nota diz ainda que “para prevenir acidentes e aproveitar a diferença de nível serão instalados bicicletários no local”. A prefeitura disse também que o trecho passa pela rechecagem da perícia independente contratada para avaliar estruturalmente toda extensão da ciclovia Tim Maia, desde o Leblon até a Barra da Tijuca.

ver mais notícias