Brasília Amapá |
Manaus

Estudantes ocupam escola estadual na Penha para exigir melhorias

Compartilhe

RIO – Desde o início da manhã desta segunda-feira, cerca de 40 alunos da Escola Estadual Gomes Freire de Andrade, na Penha, ocupam a instituição reivindicando melhorias no ensino e na infraestrutura da unidade. É o segundo colégio da rede estadual ocupado no Rio no período de uma semana. Na segunda-feira da última semana, alunos do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, ocuparam a escola por melhores condições na educação, em apoio à greve dos educadores e contra o autoritarismo da direção e da Secretaria estadual de Educação.

Os estudantes Escola Gomes Freire relatam desde a falta de pilotos para os quadros nas salas de aula até a ausência de porteiros e, também, a existência de um laboratório de química recentemente inaugurado, mas que permanece fechado.

– No ano passado, chegamos a ter que pagar pela cópia de nossas provas. Tem sala de aulas com até 60 alunos. Nossa merenda está racionada. Não temos como ficar assim. Fizemos quatro manifestações na rua, mas nenhum representante da Secretaria (estadual) de Educação nos procurou. Por isso, resolvemos ocupar a escola – disse o aluno do 3º ano do ensino médio Matheus José Souza Carneiro, de 16 anos.

Segundo eles, a ocupação foi inspirada no movimento dos estudantes da Escola Prefeito Mendes de Moraes. Existe, inclusive, um representante do colégio da Ilha acompanhando o movimento na Penha. Assim como uma estudante da UFRJ, que integra a Associação Nacional dos Estudantes – Livre (Anel).

No momento, os estudantes permitiram a entrada de funcionários e professores, mas impediram o acesso da diretora, Elomar Santos Moura, alegando que, na semana passada, ao convocarem os pais para uma reunião com o objetivo de expor os problemas na escola, Elomar não teria autorizado que o encontro acontecesse no interior da unidade. O encontro acabou sendo realizado na rua.

A Polícia Militar foi chamada e está intermediando o diálogo dos alunos com a diretora, nesta segunda-feira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7