Dicas para se proteger dos raios em temporais

O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo, de acordo com dado divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por conta disso e das fortes chuvas que têm afetado o Rio nos últimos dias, a Light divulgou uma lista com orientações à população sobre os cuidados nesse tipo de situação. Os raios são rápidos e duram menos de um segundo, mas possuem descarga elétrica duas mil vezes maior do que a carga de energia que circula nas tomadas das nossas casas.

A Light faz as seguintes orientações, para quem estiver em casa durante as chuvas: não use chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, etc); evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc; evite ligar aparelhos e motores elétricos, pois eles podem queimar; afaste-se das tomadas e evite utilizar o telefone com fio, já que existe a possibilidade de choque; desconecte das tomadas todos os aparelhos eletrônicos tais como televisores, computadores e outros; desligue antenas que estejam conectadas a TVs e rádios. Elas podem conduzir eletricidade e causar danos.

Já para quem estiver na rua, a companhia elétrica dá as seguintes dicas: se encontrar fio partido ou caído no chão, não chegue perto e ligue pra Light: 0800 021 0196; se você estiver fora de casa durante um temporal, procure abrigo mesmo que seja em uma instalação subterrânea, como o metrô; se estiver em um veículo, não saia, feche os vidros e não encoste nas partes metálicas do carro; é muito importante evitar locais abertos como estacionamentos, praias ou campos de futebol; nunca fique dentro da piscina ou do mar, já que a água é um condutor de eletricidade e atrai raios.

ver mais notícias