Depósitos de armas da PM e da Seap terão câmeras

RIO – Os depósitos de armamentos do estado deverão ser monitorados por câmeras em alta definição 24 horas por dia. A norma foi determinada por decreto publicado, nesta sexta-feira, pelo governador interino, Francisco Dornelles. A medida é um dos compromissos firmados com a CPI das Armas da Assembleia Legislativa (Alerj), que investiga o desvio de armas das forças de segurança do estado.

Em outubro, O GLOBO revelou que cerca de 50 policiais militares, entre oficiais e praças, são alvo de uma investigação por suspeita de integrarem uma quadrilha que desviou, nos últimos quatro anos, aproximadamente 450 armas de dezenas de unidades da PM. Parte do armamento — fuzis, pistolas e revólveres — foi parar nas mãos de traficantes.

De acordo com os documentos da comissão, há suspeita de desvio de armas de Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), de unidades especiais, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), dos 39 batalhões do estado e até de uma Companhia Independente da PM, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.

O presidente da CPI, Carlos Minc, afirma que a medida veio em boa hora, já que, no mês passado, 35 pistolas foram desviadas do QG da PM, no Centro.

— As câmeras são importantes para evitar esses roubos de armas, que têm sido uma prática reincidente. Nesse caso do desvio do QG, a corregedoria me respondeu em ofício que nem lá havia câmera. Então, imagina como fica a situação nos outros depósitos? — afirma o deputado.

O ato do governador determina o monitoramento nas áreas externas e internas dos depósitos para custódia de armas e munição das unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O texto ainda determina que as imagens sejam salvas em local seguro e preservadas pelo período mínimo de 12 meses.

As câmeras serão dotadas de infravermelho e terão alcance mínimo de 30 metros.

De acordo com a publicação, as despesas para aquisição dos equipamentos serão custeadas pelo orçamento da Seap e da secretaria estadual de Segurança.

ver mais notícias