Brasília Amapá |
Manaus

Defensoria pública volta a visitar escolas estaduais ocupadas

Compartilhe

RIO — Numa tentativa de mediar o diálogo entre os estudantes e a Secretararia Estadual de Educação, os defensores públicos da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica) da Defensoria voltarão a visitar escolas estaduais ocupadas nesta quarta-feira. Está marcada uma nova visitoria nas escolas Estadual Professor Clóvis Monteiro, em Manguinhos, e ao Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador. Na terça-feira, os defensores percorreram o Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), em Niterói, e o Colégio Estadual Central do Brasil, no Méier, ocupados pelos estudantes da rede pública do Rio de Janeiro. O movimento, que começou no Colégio Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha, completará um mês na quinta-feira e deixa 48.220 alunos sem aulas. Há 57 escolas ocupadas em todo o estado.

A visita de terça-feira foi feita em conjunto com o Ministério Público, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e a Comissão de Educação da Alerj, e teve o objetivo de tentar facilitar o diálogo entre os estudantes e a secretaria de educação.

Segundo a defensoria, entre as principais reivindicações dos estudantes, estão melhorias na estrutura das escolas. Eles reclamam de falta de material, de bebedouros, de portas e banheiros quebrados, da pouca utilização dos espaços (com muitos laboratórios fechados) e da dificuldade que encontram para circular pela cidade para atividades extracurriculares, por que enfrentam demora na emissão do RioCard. De acordo com a defensoria, estudantes relataram que, mesmo com usando uniforme e munidos de comprovante de matrícula, são impedidos de embarcar nos ônibus sem o RioCard.

No dia 11 de abril, recurso ajuizado pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente suspendeu a reintegração de posse da primeira escola ocupada, o Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7