Carros voltarão a circular pela Rio Branco neste sábado

RIO — O trânsito no Centro do Rio sofrerá mudanças definitivas, a partir deste sábado. Os carros voltarão a trafegar pela Avenida Rio Branco, uma semana antes da inauguração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), marcada para o dia 22 deste mês. Também serão alterados os itinerários de 180 linhas de ônibus que circulam pela região, sendo 139 municipais e 41 intermunicipais. Nos primeiros dias, agentes da prefeitura estarão no local para orientar motoristas e passageiros.

Na Rio Branco, serão abertas duas faixas para carros e uma para uso exclusivo de ônibus, no trecho entre as avenidas Presidente Vargas e Nilo Peçanha. Táxis não poderão circular na pista dos ônibus nem mesmo parar embarcar e desembarcar passageiros. Um boulevard de 600 metros de extensão, entre a Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia, será destinado a pedestres e à passagem do VLT.

TRÁFEGO INVERTIDO

Outras vias do Centro também sofrerão mudanças a partir deste sábado. O tráfego será invertido nas ruas da Carioca e da Assembleia, da Praça Tiradentes em direção à Avenida Presidente Antônio Carlos; na Avenida Nilo Peçanha, entre a Graça Aranha e a Antônio Carlos; e na Rua Silva Jardim. A Avenida República do Paraguai voltará a ter mão dupla. Já as ruas Araújo Porto Alegre e Evaristo da Veiga serão invertidas para viabilizar o acesso à Praça Tiradentes.

Na última etapa das mudanças, no dia 21, vão ser mudados os sentidos das ruas Senador Dantas, Mestre Valentim (pista junto ao Passeio Público) e do Passeio (entre a Avenida Teixeira de Freitas e a Rua Senador Dantas), além da Avenida Luís de Vasconcelos, fazendo com que a circulação no entorno do Passeio Público volte à mão original.

MUDANÇAS NAS LINHAS DE ÔNIBUS

Os coletivos que vêm da Baixada Fluminense e fazem ponto final na Avenida Presidente Vargas e na Rua Sacadura Cabral serão transferidas para o Terminal Américo Fontenelle. Já as linhas intermunicipais vindas da Ponte Rio-Niterói, com ponto final na Avenida Presidente Vargas, passarão a fazer ponto final na Avenida Marechal Floriano e na Rua Visconde de Inhaúma. Os pontos finais de 13 linhas municipais também serão alterados. Os ônibus vão parar no Américo Fontenelle, na Marechal Floriano, na Avenida Augusto Severo, na Visconde de Inhaúma, na Sacadura Cabral e no Terminal Menezes Côrtes.

O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, disse que todas as alterações estavam previstas desde o início do projeto do novo centro e garantiu que não vão ocorrer novas mudanças. Com a chegada do VLT, segundo ele, o Centro não pode ter a mesma quantidade de ônibus trafegando no seu interior.

ver mais notícias