Beltrame confirma reforço militar durante as Olimpíadas

RIO — A cidade do Rio vai ganhar reforço militar de outros estados durante as Olimpíadas. O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, após reunião com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, na tarde desta quinta-feira, no Centro de Controle Operacional (CCO). Segundo Beltrame, o efetivo vai trabalhar em determinados locais que ainda serão definidos junto às polícias civil e militar:

— Vou solicitar apoio ao Ministério da Defesa, não para ocupação em áreas (de risco), mas para determinados locais que possam nos ajudar no policiamento, locais que ainda vou acertar junto com a PM e a polícia civil, antes de fazer o pedido. A cooperação é bem-vinda — disse.

O objetivo do reforço militar, segundo o secretário, é “liberar policiais das forças estaduais para cuidar da cidade, do cidadão e do turista”. Beltrame afirmou, ainda, que o planejamento de segurança das Olimpíadas já está pronto, no que diz respeito ao plano estratégico, tático e operacional, Ele, no entanto, não informou o número total de homens que vai atuar no município.

Apesar do aumento nos índices de criminalidade na cidade, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio, o ministro Raul Jungmann garantiu que os dados não causam preocupação para os Jogos:

— O Rio de Janeiro está pronto para as Olimpíadas e podemos fazer dela um marco de reconhecimento para a imagem do Brasil, tanto para o exterior, como para os próprios brasileiros. Temos sob controle toda e qualquer possibilidade de algum acontecimento que venha criar problemas para os Jogos. Isso não significa que não vamos ficar alertas. Saio daqui (da reunião) com grau de tranquilidade bem maior.

ver mais notícias