Brasília Amapá |
Manaus

Paradas de ônibus no Centro ganham iluminação a Led e revitalização

Compartilhe

Os abrigos localizados nos corredores de ônibus da área central da cidade agora serão iluminados por lâmpadas de LED. O prefeito em exercício, Marcos Rotta, acompanhou nesta terça-feira (28/03), o início do trabalho de substituição de 51 luminárias e lâmpadas distribuídas nos 40 pontos localizados nas avenidas Epaminondas, Getúlio Vargas, Leonardo Malcher, Floriano Peixoto, Joaquim Nabuco, Tapajós e no Terminal da Matriz. Para Marcos Rotta trazer essa iluminação para os principais corredores de ônibus vai ajudar na segurança dos usuários, principalmente no Terminal da Matriz onde a incidência de furtos é alta.

Segundo ele, o outro passo será iniciar o Projeto de Revitalização dos Abrigos do Centro. “Vivemos um momento crítico na segurança e a prefeitura vai ajudar a proteger mais o usuário, principalmente as mulheres que são as principais vítimas. Por isso estamos hoje dando o pontapé inicial começando pelo centro da cidade de Manaus onde quarenta paradas estão sendo revitalizadas e todas recebendo iluminação a led.

A intenção do prefeito Arthur Neto é que até o final do ano possamos levar o led para 580 paradas”, disse o prefeito em exercício. Além da troca das lâmpadas, que está sendo realizada pela Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), os abrigos receberam outras benfeitorias como limpeza, feita pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), e reparos da cobertura executados pela Gerência de Manutenção de Obras da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). “Essas luminárias têm a vantagem de serem antivandalismo para que a gente tenha essa iluminação por mais tempo. A SMTU fez um estudo para encontrar qual a luminária mais adequada e nós conseguimos com recurso do Custeio do Serviço de Iluminação Pública fazer essa implantação inicialmente no Centro e depois nas demais paradas da cidade”, disse Rafael Assayag, coordenador da UGPM Energia. As melhorias realizadas nos abrigos do Centro são o início do projeto que deve se estender para todas as zonas da cidade.

Conforme cronograma definido pela SMTU, até o final do ano, 470 abrigos devem receber serviços de manutenção e outros 110 deverão ser construídos, totalizando 580 pontos de parada revitalizados que proporcionarão mais comodidade ao usuário do transporte coletivo. De acordo com o superintendente da SMTU, Audo Albuquerque, o Projeto de Revitalização dos Abrigos do Centro inicia após um trabalho de geoprocessamento realizado em todas paradas de ônibus. “Fizemos um trabalho de levantamento onde detectamos cinco mil paradas e 1350 abrigos. Verificamos as demandas para agora trabalharmos no que realmente necessita. Vamos trabalhar inicialmente em 580 abrigos sendo 470 reformados e 110 construídos para um período de 12 meses. Vantagens As lâmpadas de LED substituirão as lâmpadas de 160 watts de tipo mista incandescente que deixarão de ser utilizadas nos abrigos de ônibus.

A instalação das lâmpadas de LED na cidade tem sido uma prática adotada pelo prefeito, Artur Virgílio Neto, na iluminação pública da cidade desde 2014. Ao todo, Manaus já possui mais de 36 mil pontos de iluminação de LED. Além de proporcionar uma sensação de segurança, a nova iluminação também traz economia aos cofres públicos, pois reduz o consumo de energia e possui mais durabilidade.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7