Brasília Amapá |
Manaus

Obras de drenagem avançam e garantem mais tranquilidade a moradores da zona Norte

Compartilhe

Foto: Alexandre Fonseca / Proa Image Press

Avançando na resolução definitiva dos problemas de alagações em vias da zona Norte da capital, a Prefeitura de Manaus está realizando extensa obra de implantação de redes de drenagem profunda em áreas como Rio Piorini e Santa Etelvina, duas das mais prejudicadas no período de chuvas. Ao todo, as novas redes terão quase um quilômetro, dando maior capacidade de escoamento para a água.

Entre os pontos que recebem essas ações estão as ruas Passagem e Cajaranas, no Rio Pioroni. As vias que eram de solo natural já foram atendidas com a instalação de 270 metros de drenagem profunda em cada uma, além da confecção de caixas coletoras. Na próxima semana serão iniciados os serviços de terraplanagem. Em seguida será aplicada a massa asfáltica e executados os serviços de meio-fio e a sarjeta.

Com a conclusão dos trabalhos nestas vias, as equipes da Prefeitura irão executar ação semelhante na rua Beija-Flor, na mesma área, e que nunca recebeu infraestrutura. No local serão implantando 370 metros de drenagem.

Em visita ao local, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, destacou que a drenagem garante maior durabilidade à malha viária, maior trafegabilidade e mais qualidade de vida para a população, que deixará de ter prejuízos com as chuvas.

“Essa obra tem sido aguardada com expectativa pelos moradores. O serviço foi pensado não apenas para resolver o problema de alagação da área, mas para dar mais tranquilidade a esses cidadãos. A determinação do prefeito Arthur Neto é justamente esta: dotarmos a população de infraestrutura para que todos tenham melhor qualidade de vida. Aqui será aberta uma nova rua, que vai facilitar o deslocamento dos moradores”, informou Rotta.

Moradora da área há 16 anos, Benície Pinto, aguarda com expectativa a chegada do asfalto. “Vivíamos aqui dentro da lama e agora graças a Deus estamos vendo o progresso chegar a nossa porta. Além do asfalto, estamos também recebendo a energia elétrica e a água encanada. Agradecemos à prefeitura”, comemorou.

Santa Etelvina

Ainda na zona Norte, a Prefeitura de Manaus leva obras de infraestrutura aos moradores da rua 4 de julho, no loteamento Santa Teresa, bairro Santa Etelvina. Na área é realizada terraplenagem, para aplicação posterior de meio-fio, sarjeta e asfalto.

Na área, os moradores já sentem o reflexo das melhorias. Instalado na comunidade há 20 anos, o comerciante Judy Brito, disse que essa é a primeira vez que vê obras na porta de sua casa e que os serviços dão um ânimo para ele também melhorar a moradia em que vive.

“Eu estava até colocando a minha casa à venda, pois era difícil até para entrar aqui, além dos problemas que tínhamos em dias de chuva. Agora com esse serviço da prefeitura, mudei de ideia e vou até fazer uma pequena reforma no meu imóvel, que ficará mais valorizado”, disse.

Na próxima semana, além de continuar os trabalhos na via, a Seminf também iniciará a dragagem em um igarapé que passa próximo à rua. A ação será mais um fator que ajudará na contenção de alagações.

A programação de drenagens profunda e superficial do órgão de infraestrutura segue diariamente. Os trabalhos são executados por meio de 15 distritos da Seminf.

Foto: Alexandre Fonseca / Proa Image Press


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7