NOVA CANAÃ: Comunidade recebe Arthur Neto, primeira-dama Elisabeth e Marcos Rotta para agradecer obras e melhorias

 

Localizada na margem direita do Rio Negro, há duas horas e meia de barco de Manaus, a comunidade Nova Canaã, no Lago do Aruaú, abriga aproximadamente 75 famílias, um pouco mais de 300 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos. Nesta sexta-feira, 23/6, eles se reuniram na sede para receber o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a primeira-dama Elisabeth Valeiko e o vice-prefeito Marcos Rotta, e agradecer as obras de infraestrutura, a construção de uma nova Unidade Basica de Saúde Rural e outras melhorias levadas à comunidade pela Prefeitura de Manaus.

“O tratamento que estamos vendo aqui nesta comunidade é o que queremos imprimir em todas as comunidades rurais, sejam as ribeirinhas, sejam as terrestres, porque onde houver uma pessoa a Prefeitura deve chegar e fazer tudo o que é possível e, muitas vezes, fazer mais do que lhe é possível”, afirmou o prefeito Arthur Neto anunciando que já na próxima semana outro serviço será levado à Nova Canaã, com a chegada da iluminação de LED. “Já temos água potável, serviços de saúde e educação que será ampliado com novas salas de aula, fizemos obras de acessibilidade e vamos construir a ponte, além de trazer os benefícios do Bolsa Família para cá”, afirmou o prefeito.

A unidade de apoio à Saúde construída terá atividades de rotina da atenção primária por meio de Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, além de abrigar a tripulação multiprofissional da Unidade de Saúde Móvel Fluvial Catuiara no atendimento mensal realizado na comunidade, com serviços de curativo,  vacinação, consultas com enfermeiros e médicos, dispensação de medicamentos, programas sociais como Leite do Meu Filho. As Obras da UBSR já foram concluídas e o prefeito aproveitou para uma fazer uma visita técnica acompanhado também do secretário municipal de Saúde  (Semsa) Marcelo Magaldi.

“Na próxima visita do Catamarã, os atendimentos já vão ser realizados na UBSR”, afirmou Magaldi, ao afirmar que a reforma da unidade foi realizada graças ao esforço conjunto da prefeitura, com empenho da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “Queremos agradecer ao prefeito Arthur e a parceria com a Seminf que nos possibilitou a reforma dessa unidade e assim podemos ampliar o nosso atendimento na área de saúde para essa comunidade”, destacou Magaldi

Além da área da saúde, a comunidade conta ainda com uma escola municipal e, recentemente, recebeu um poço artesiano e rede de distribuição de água, o que possibilitou que todas as residências recebam água potável na torneira. Foi durante a entrega do poço que a comunidade solicitou a reconstrução da UBSR. “A gente está muito feliz porque, pela primeira vez alguém nos prometeu alguma coisa e cumpriu”, afirmou a presidente da associação, Rosângela de Lima Barros.

A Nova Canaã também recebeu obras de infraestrutura com a construção de uma escadaria em concreto e rampa para cadeirante que vai ajudar o menino Railson, 14. Até agora, o seu acesso à  sala de aula era feito de canoa e, depois, no colo da mãe para subir uma ladeira íngreme até a porta da escola. “Era muito difícil, porque alguns dias que eu não consiguia carregá-lo e ele perdia aula”, diz a mãe de Raílson, Auricélia Gomes Pereira. “Estou muito feliz. Agora ficou mais fácil vir pra aula”, comemorou Railson.

Agora os comunitários pedem a construção de uma ponte ligando os dois lados da comunidade para que todos os moradores tenham acesso aos serviços disponíveis. “Nós estamos esperando o rio baixar para começar a construção dessa ponte”, avisou Marcos Rotta que foi bastante elogiado pela comunidade.

ver mais notícias