Brasília Amapá |
Manaus

Nota da Prefeitura: Táxi e mototaxistas

Compartilhe

A Prefeitura de Manaus lamenta a maneira desordeira com que os permissionários dos serviços de táxi e mototáxi agiram na manhã desta segunda-feira, 19/6, causando transtornos ao trânsito e oferecendo risco à população ao atearem fogo em pneus em frente à sede desta administração, localizada na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste da cidade. A prefeitura sempre esteve de portas abertas e procura manter o diálogo com a categoria, sendo os representantes atendidos diversas vezes pelo poder público municipal, inclusive pelo próprio prefeito Arthur Virgílio Neto e pelo vice Marcos Rotta. A atitude de hoje não buscou o entendimento e dá indicativo de razões políticas para tal.

A fim de minimizar o impacto aos condutores, as faixas exclusivas do transporte coletivo das avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós foram liberadas para os demais veículos pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), uma vez que os manifestantes também realizaram interdições no trânsito desta área.

A Prefeitura de Manaus esclarece, ainda, que tem buscado, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), ordenar o transporte coletivo da capital, promovendo melhorias, como a renovação da frota, e fiscalizando os serviços de transportes irregulares. Tanto que, somente este ano, já foram apreendidos 1.094 veículos. Entre as apreensões realizadas estão 729 mototaxis clandestinas, 156 táxis irregulares, 69 carros fazendo transportes de passageiros clandestinos, as chamadas lotações, além de 44 fretes clandestinos. Apenas em junho foram 94 apreensões, até esta segunda-feira, sendo 48 mototaxis clandestinas e 15 lotações.

Vale destacar também que, no que se refere aos serviços de transporte de passageiros por meio do uso de aplicativos, o Município aguarda a votação de lei federal que irá regulamentar tal profissão. Até lá, as fiscalizações visam a manter a legalidade das atividades desenvolvidas em Manaus. A prefeitura tudo fará para manter a governabilidade e não hesitará em identificar e denunciar infiltrações de interesses políticos na legítima manifestação popular.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7