Nas primeiras 24 horas mais de 3 mil pessoas são atendidas no programa ‘Fila Zero’ em Manaus

Manaus/AM- Mais de 3 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia de execução do programa Fila Zero.

De acordo com levantamento feito pelo Complexo Regulador do Amazonas (CR-AM), responsável pelos procedimentos médicos na rede pública do Estado, foram realizadas consultas e exames com especialistas de saúde.
O lançamento do programa aconteceu na quinta-feira (18) e um dia depois a fila de espera já havia reduzido para vários procedimentos ou até zerado, informou o relatório do CR-AM.
Cerca de 70 procedimentos tiveram a fila zerada, aponta balanço. É o caso das consultas em cardiologia (arritmia), fisiatria, gastroenterologia (hepatológia) e em mastologia geral, como também os exames de ecocardiografia bidimensional infantil, diagnóstico por tomografia (sedação), retinografia fluorescente e retossigmoidoscopia.
A coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas, Mara Kramer explica que todos os exames e consultas oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades médicas são marcados via Sistema de Regulação (Sisreg), obedecendo às cotas e tetos destinados a cada unidade de saúde.

Todas as unidades de saúde da rede estadual e municipal, além de prestadores de serviços do SUS, estão integradas, seja por telefone ou via internet, ao sistema que permite a marcação online de exames e consultas, imediatamente após à solicitação. Segundo a coordenadora, quando não há vagas em uma unidade o paciente entra na fila de espera.

A ampliação de 20% da oferta dentro do Fila Zero atende tanto à fila de espera quanto aos novos procedimentos.

ver mais notícias