Brasília Amapá |
Manaus

Ministro Eduardo Braga lança primeira usina solar flutuante do mundo no reservatório da Chesf na Bahia

Compartilhe

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, inaugura, no próximo dia 11 de março, a primeira série de usinas solares flutuantes no Brasil, projeto pioneiro no mundo. Serão 5 megawatts (MW) de energia fotovoltaica instalados no reservatório da Chesf em Sobradinho, na Bahia.

O empreendimento será construído pela Sunlution, empresa brasileira de geração distribuída – solar e hibrida e geração em usinas solares de médio e grande porte, em parceria com a fabricante de equipamentos WEG.

Trata-se do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Chesf para captação de projeto de geração complementar de energia solar de 5 megawatts (MW). O escopo do projeto incluí o fornecimento pela Sunlution de flutuadores com placas fotovoltaicas para o reservatório de Sobradinho e estudos da otimização da operação de duas fontes de energia (Hidroelétrica e Solar) utilizando a mesma infraestrutura.

No dia 4 de março lançou o projeto de usina solar flutuante no reservatório do lago da hidrelétrica de Balbina, localizada  no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros ao norte de Manaus),pode beneficiar aproximadamente 9 mil casas, após a instalação. O prazo para entrega é partir de outubro de 2017, na ocasião foi apresentado apenas um protótipo com cerca de 60 metros quadrados (m²) de área do novo sistema, em funcionamento, permitindo a visualização de um sistema com 16 flutuantes com potências de quatro quilowatts que atende duas residências sem o uso do ar-condicionado.

 

Tranquilo , maduro e bem humorado o Ministro Eduardo Braga vem se destacando pelos projetos realizados em todos os estados brasileiros. Não anda muito preocupado com as críticas e vai mantendo o bom humor no trabalho, com assessores e amigos, hoje vou ” Subir no Salto pra ele!!” 

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7