Deputado Carlos Alberto, participa de evento de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente em Foz do Iguaçu

Parlamentares da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria) participam na tarde desta quarta-feira (7), de uma reunião, debate e workshop, em Foz do Iguaçu (PR), durante a Conferência Nacional dos Legisladores (CNLE) e Legislativos Estaduais, realizada anualmente pela Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que chega à 21ª edição em 2017.

O deputado estadual Carlos Alberto (PRB), presidente da Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que participa das reuniões da Fenacria destaca a importância do evento para o nosso estado. Segundo o deputado, a comissão da Aleam levará para o evento a proposta de capacitação periódica aos conselhos tutelares dos municípios como também toda uma rede de proteção. “Isso pode acontecer na sede da Assembleia Legislativa de cada Estado, como também na própria sede do município. A exemplo disso, estamos vivendo no Amazonas essa experiência, onde a Comissão vai para realizar audiência pública com a temática sobre, a violação dos direitos da criança e adolescentes pela manhã e a tarde é voltada para capacitação dos envolvidos”, disse.

Outros pontos que serão abordados pelo deputado estadual são o aumento de participação de crianças e adolescentes nas audiências públicas, além de falar sobre o direito de jovens nas escolas. Conforme o deputado Carlos Alberto, durante as audiências públicas pode-se levantar debate sobre a saúde mental e sobre jogos perigosos na internet para as crianças e adolescentes.

Sobre a CNLE

A 21ª CNLE está sendo realizada nos dias 7, 8 e 9 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). A estimativa de público gira em torno de 1.500 participantes, entre deputados, assessores legislativos, entidades nacionais e internacionais, com representantes de diversos países.

O grande evento terá como abordagem principal “O Brasil e suas reformas”, aprofundando as discussões sobre a relevância do poder legislativo estadual, a crise nos estados e as soluções, as reformas política e trabalhista, além de outros temas de relevância nacional e internacional.

Com a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais, a 21ª CNLE favorece a interlocução entre os parlamentos estaduais na discussão de temas relevantes para garantir o crescimento do país.

Fenacria

A Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria) foi criada em junho de 2011 durante o primeiro Encontro de Presidentes de Comissões Legislativas Estaduais de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, realizado em Goiás, quando foi escrita a Carta de Goiânia, que apontou sua linha de atuação, visando a interação e fortalecimento das ações dos deputados estaduais e o trabalho de suas comissões.

ver mais notícias