Brasília Amapá |
Manaus

Braga, Marcos Rotta, Arthur Virgílio percorrem Brasília na busca de recursos para Manaus

Compartilhe

eduardo-rotta-e-arthurO senador Eduardo Braga (PMDB/AM) solicitou, nesta quarta-feira (30/11), a dois ministros do governo federal a liberação de verbas e mais investimentos para a saúde e a mobilidade urbana de Manaus. 

Acompanhado do prefeito reeleito da capital amazonense, Artur Virgílio Neto, da primeira dama Elizabeth Valeiko e do vice-prefeito eleito, Marcos Rotta, o senador pelo Amazonas esteve com o titular da Saúde, Ricardo Barros, e o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Com o primeiro, Eduardo Braga e a comitiva debateram a respeito da necessidade de recursos para incrementar as ações básicas de saúde e combater a dengue, o Zika vírus e a febre Chikungunya.

A capital do estado e mais sete cidades do interior (São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Jutaí, Tefé, Borba, Novo Aripuanã e Manacapuru) estão em situação de alerta para as três doenças, segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016 divulgado pelo Ministério da Saúde na semana passada.

No caso da dengue, o número de casos mais que dobrou este ano, no Amazonas, alertou a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). De janeiro a outubro, foram notificados mais de 14 mil diagnósticos positivos da enfermidade no estado – resultado 118% superior ao registrado no mesmo período em 2015, quando 6,4 mil pessoas haviam sido infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Mobilidade – O parlamentar e os representantes de Manaus trataram com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, do plano de mobilidade da capital. “Discutimos algumas alternativas de modelagem e forma de financiamento”, disse Eduardo Braga.

O plano contempla, entre outras iniciativas, o Bus Rapid Transit (BRT)   que inclui a construção de sete terminais de integração, quatro Estações de Conexão e 50 quilômetros de pista para uso exclusivo do transporte público.

Com custo total de R$ 1,2 bilhão, o projeto depende da aprovação e da liberação de recursos do Ministério das Cidades.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7