Brasília Amapá |
Manaus

Ministério da Saúde reconhece Gincana #SaiZika, da ONG internacional Visão Mundial, como uma das melhores experiências de combate ao Aedes aegypti

Compartilhe

O MJPOP, grupo de Monitoramento Jovem de Políticas Públicas da ONG internacional Visão Mundial – maior organização humanitária do mundo, foi selecionado como autor de uma das melhores experiências de enfretamento ao Aedes aegypti pelo Ministério da Saúde. O grupo ficou em quinto lugar pelas ações realizadas na primeira fase de uma gincana nacional, que aconteceu durante o mês de março, e é uma das ações da campanha #SaiZika, da Visão Mundial. As oito melhores iniciativas serão convidadas a se apresentar em Brasília.

A primeira etapa da gincana teve as atividades divididas em duas modalidades: ação pública e denúncia e incidência política.  Os adolescentes e jovens do MJPOP criaram material para conscientização e replicação; músicas e paródias; fizeram intervenções nas praças e igrejas das comunidades; e ações de sensibilização de combate ao Aedes. Além disso, aplicaram uma pesquisa sobre a situação do saneamento básico nas comunidades, gravaram um vídeo denunciando o assunto e elaboraram um relatório situacional que foi entregue a órgãos municipais.

As atividades conseguiram alcançar, além dos participantes do MJPOP, 2.700 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Entre as ações, aconteceram também rodas de conversas, cinemas, visitas domiciliares, campanhas direta de combate ao mosquito através de panfletagens, entrega de adesivos, produção de cartazes e campanhas online.

“Foi uma surpresa para nós. Construímos essa gincana para ser um processo lúdico pedagógico, para facilitar a inserção de jovens no combate ao Aedes aegypti. As outras experiências selecionadas têm um caráter mais técnico e o nosso tem uma cara diferente. Nossas ações foram mais nas ruas, com o envolvimento das pessoas”, diz Paulo Lins, coordenador nacional do MJPOP.

Segundo a ONG, a fase inicial rendeu resultados muito positivos. As atividades foram realizadas nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas e Rio de Janeiro. Para a segunda fase, que acontece em junho e julho, as ações foram expandidas para São Paulo, Amazonas e Brasília. 

Visão Mundial

Maior organização não governamental humanitária do mundo e que dedica todos os esforços e recursos para contribuir com o alcance do bem-estar de crianças, adolescentes e jovens que vivem nas comunidades mais pobres de nosso país. A Visão Mundial Brasil faz parte da parceriaWorld Vision International, que está presente em cerca de 100 países, esforçando-se para erradicar a pobreza e promover a justiça. No Brasil, atua há 40 anos beneficiando diretamente mais de 69 mil crianças em 732 comunidades em 10 estados brasileiros. A organização tem status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU).


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7