Vendas de veículos novos têm queda de 21,1% em fevereiro

SÃO PAULO. As vendas de veículos no mês de fevereiro somaram 146,6 mil unidades, resultado 5,4% menor que o total comercializado em janeiro. Em relação a fevereiro de 2015, a queda chega 21,1% às 208,1 mil veículos (automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões) vendidas naquele mês.

Além do mercado fraco, com o consumidor retraído em razão da forte recessão econômica, contribuiu para o mau resultado o fato de o carnaval ter ocorrido no mês passado.

De qualquer forma, quando se considera o resultado dos dois primeiros meses do ano, o total de vendas de carros novos no mercado brasileiro somou 301,9 mil unidades, o pior resultado desde 2007, quando as vendas do bimestre de abertura do ano ficaram abaixo de 300 mil unidades.

O resultado deste início de ano só agrava a crise no setor automotivo, e sinaliza que o mercado nacional continua encolhendo aceleradamente. Desde 2013, quando interrompeu uma década de ascensão, as vendas apresentam declínio.

No ano passado, o setor experimentou uma retração de 26,6%, com 2,57 milhões de unidades vendidas — o pior resultado desde 2008. Os números deste início de ano indicam que o mercado já está retrocedendo aos níveis de 2007.

ver mais notícias