Brasília Amapá |
Manaus

Temer dá posse a presidentes da Petrobras, BB, Caixa e Ipea

Compartilhe

BRASÍLIA – O presidente interino Michel Temer deu posse nesta quarta-feira a quatro presidentes da Petrobras, Banco do Brasil, Caixa e Ipea. Foram empossados os presidentes: Pedro Parente na Petrobras; Maria Silvia Bastos Marques no BNDES; Paulo Rogério Caffarelli no Banco do Brasil; Gilberto Occhi na Caixa; e Ernesto Lozardo no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Cerca de meia hora antes do horário previsto para começar o evento, o Planalto confirmou que Torquato Jardim será o novo ministro da Transparência.

O presidente interino Michel Temer aproveitou o discurso na solenidade para rebater várias críticas contra seu governo. Além de dizer que os percentuais orçamentários para a saúde e educação não serão modificados, ele disse que seu governo não destruirá os avanços sociais do passado.

— Esse governo não vai destruir tudo — frisou antes de fazer um discurso sobre a necessidade de unidade do país:

— Temos de nos dar as mãos para juntar os contrários. Não falarei em herança, só revelo a verdades dos fatos.

Sem citar diretamente a presidente afastada Dilma Rousseff, Temer rebateu as críticas sobre números ruins da economia. Ele ressaltou que recebeu um governo em “uma das piores crises”, e colocou na conta da gestão antiga principalmente as dificuldades na economia.

Nesta terça-feira, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) atacou o governo interino por causa do aumento recorde de desemprego anunciado pelo IBGE. No entanto, os dados dizem respeito ao trimestre encerrado em abril – período em que Dilma era presidente.

A taxa de desocupação ficou em 11,2% no referido trimestre, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), pior da série histórica que começa em 2012.

— Às vezes eu ouço que o governo Temer, que tem 19 dias, tem 11,5 milhões de desempregados — rebateu o presidente.

Ele disse que todas as medidas fiscais anunciadas levarão tempo para ter impacto na economia, mas são importantes para “recuperar a confiança do povo brasileiro”. Michel Temer afirmou que já não existe, no Brasil, espaço para um estado inchado e ineficiente. Defendeu que o país precisa de um Estado que crie condições para um crescimento sustentável.

— O Estado que queremos não é máximo e nem mínimo, é suficiente e eficiente.

O presidente interino fez um afago no Legislativo. Disse que tem agradecido constantemente ao Congresso Nacional porque temos uma base consciente, capaz de ficar até cinco da manhã para aprovar as medidas importantes.

Na última segunda-feira, o governo interino teve a sua segunda baixa do ministério em pouco mais de duas semanas: Fabiano Silveira deixou a Transparência depois de aparecer em gravações criticando a Lava-Jato, como divulgado pelo “Fantástico” no domingo.

OCCHI NEGA SUSPENSÕES NA CAIXA

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, afirmou nesta quarta-feira, depois de tomar posse no Planalto, que a estatal não suspenderá “nada”, e que a nova gestão irá “pisar no acelerador”.

— Não vamos suspender nada. Aliás, nós vamos dar celeridade naquilo que está dentro da Caixa Econômica Federal que, por um motivo ou por outro, ficou aí aguardando a definição da sua gestão — disse Occhi, e completou:

— Então, agora nós vamos colocar o pé no acelerador, voltar a fazer os investimentos e acelerar aquilo que é possível fazer.

Funcionário de carreira da estatal que agora comanda, Occhi era ministro da Integração Nacional da presidente afastada Dilma Rousseff até fevereiro, quando pediu licença por motivos de saúde. Com a crise nacional gerada pelo mosquitoAedes aegypti – que transmite zika, dengue e chicungunha -, Occhi tinha um papel importante nas decisões do governo e ia frequentemente ao Palácio do Planalto.

FUNCIONÁRIOS DO IPEA CRITICAM TROCA

A associação que representa os servidores do Ipea (Afipea) divulgou uma nota de repúdio, nesta quarta-feira, dizendo que os funcionários foram surpreendidos, no fim da tarde de ontem, com a troca de presidentes da instituição: Manoel Pires, que já havia sido nomeado pelo ministro do Planejamento, Ronaldo Jucá, foi trocado por Ernesto Lozardo, que tomou posse hoje.

A Afipea lamentou o episódio. Segundo a entidade, Pires – que foi secretário de Política Econômica do ex-ministro da Fazenda, Nelson Barbosa – é um servidor de carreira do Ipea, compromissado com a excelência técnica.

“Consideramos inaceitável que uma instituição de pesquisa e avaliação de políticas públicas, conhecida por sua excelência e comprometimento com o desenvolvimento do país, seja tratada com tamanho descaso. Frente à destituição do presidente do Ipea, a Associação dos Funcionários do Ipea vem a público manifestar integral solidariedade a Manoel Pires e enfatizar o profundo desrespeito que seu afastamento representa em relação ao Instituto”, diz o comunicado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7