Brasília Amapá |
Manaus

Satisfação com consumo de energia elétrica é a pior em 12 anos

Compartilhe

BRASÍLIA – A satisfação dos consumidores de energia elétrica atingiu o pior nível nos últimos 12 anos, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). No ano passado, o indicador caiu 2,9 pontos percentuais, de 77,3% para 74,4%, o menor desde 2005, sendo que a pesquisa é feita desde 1999.

Segundo Nelson Leite, presidente da Abradee, a queda do indicador teve uma “correlação enorme” com o aumento das contas de luz. A partir do ano passado, as contas tiveram um realinhamento pelo chamado “realismo tarifário” adotado pelo governo. Incluindo as bandeiras tarifárias, as contas dispararam no ano passado e foram captados pelas entrevistas feitas entre fevereiro e março.

— O consumidor penalizou a imagem das distribuidoras por causa da conta maior — disse Leite.

Para a pesquisa foram entrevistados consumidores de 26.575 residências, em 870 municípios, distribuídos em todas as regiões do País, e Distrito Federal.

Para Leite, o setor espera que o indicador de 2016 seja o “fundo do poço”. Isso porque ele já vê indícios de que a satisfação dos consumidores deva retomar no próximo ano. Entre os motivos para isso estão o fim da cobrança da bandeira tarifária no início deste ano e a tendência de reajustes menores das distribuidoras.

— Estamos com uma visão otimista de que entramos em um viés de baixa das tarifas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7