Brasília Amapá |
Manaus

Rascunho da declaração do IR 2017 estará disponível na segunda-feira

Compartilhe

BRASÍLIA – O secretário da Receita, Jorge Rachid, aproveitou o último dia de entrega na declaração do Imposto de Renda 2016 (ano-base 2015) para anunciar novidades para o acerto de contas com o Leão em 2017. Uma delas é que, a partir de segunda-feira, dia 2 de maio, o rascunho da declaração do ano que vem já estará disponível.

— O contribuinte vai poder começar a preencher a declaração do ano que vem já nesta segunda-feira — disse Rachid.

O rascunho é um serviço que a Receita oferece aos contribuintes para que eles já possam começar a incluir dados da prestação de contas ao Fisco ao longo do ano. Quando chega o período de entrega das declarações, os dados do rascunho podem ser transferidos para o programa do IR, facilitando a vida dos contribuintes.

Rachid lembrou que, para a entrega do IR de 2014, o rascunho só foi disponibilizado em outubro de 2013. Para o ano passado, o serviço foi liberado em julho de 2014. Já para o acerto de contas de 2017, a liberação será já em maio de 2016.

O secretário também adiantou três outras novidades. Uma delas é que, a partir de 2017, não será mais preciso baixar o programa de transmissão da declaração, conhecido com Receitanet. Bastará apenas transferir da internet o programa da declaração do IR.

A outra mudança é que eventuais atualizações do programa do IR que ocorram ao longo do ano não exigirão que os contribuintes baixem uma nova versão. O próprio programa será atualizado sem prejuízo para as pessoas físicas. Também ficará mais fácil recuperar senhas para acesso ao sistema do Fisco. Os contribuintes terão uma pergunta chave na hora de fazer o cadastro. Isso tornará mais fácil a lembrança de uma senha que tenha sido esquecida.

CORREÇÃO DA TABELA DO IR

O secretário Jorge Rachid evitou falar sobre uma eventual correção da tabela do Imposto de Renda. A medida poderia ser anunciada pela presidente Dilma Rousseff no dia 1o de maio. Ao ser perguntado sobre a correção, o secretário respondeu apenas:

— Estamos aqui para falar sobre a entrega da declaração do IR.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7