Pesquisa mostra que menos brasileiros comprarão presente no Dia das Mães

Menos brasileiros comprarão presente neste Dia das Mães. A constatação está em pesquisa da Boa Vista SCPC divulgada nesta segunda-feira. O material mostra que 61% dos consumidores entrevistados disseram querer comprar algo para comemorar a data contra 75% de 2015. O levantamento constatou também que 52% irão gastar menos, um salto de 14 pontos percentuais em relação aos 38% que reduziram a quantia despendida na comemoração da data no ano passado.

De acordo com o estudo da Boa Vista SCPC, o valor médio gasto com o presente à mãe será de R$ 197, equivalente a 28% menos que o gasto em 2015. A maior fatia dos pesquisados (68%) planeja comprar o presente à vista (47% com dinheiro e 31% no cartão de débito).

Os itens de uso pessoal são os preferidos para presentear na data, com 52% das menções (em comparação a 43% no ano passado). Dentre os produtos da categoria estão os itens de perfumaria (25%), vestuário, calçados e bolsas (23%) e joias e relógios (4%).

IMPOSTOS ENCARECEM PRESENTE

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), também divulgado nesta segunda-feira, mostra a alta carga tributária dos itens mais procurados pelos consumidores no Dia das Mães. O perfume importado, por exemplo, é o campeão, com 78,99% de seu preço formado por impostos; seguido da maquiagem importada, que possui 69,53% de tributação.

Na sequência estão os produtos nacionais, como: perfume nacional, com 69,13% de impostos, e a maquiagem nacional (51,41%).

Joias têm 50,44% de impostos e o telefone celular 39,80%.

ver mais notícias