Brasília Amapá |
Manaus

Morre Lloyd Shapley, um dos vencedores do Nobel de Economia de 2012

Compartilhe

LOS ANGELES – O matemático e economista americano Lloyd S. Shapley, um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Economia de 2012, morreu no último sábado, aos 92 anos. Shapley estudava a Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas, para entender o processo de tomada de decisões no mundo real.

A Rand Corporation, onde Shapley trabalhou como pesquisador, disse por meio de nota publicada em seu site, nesta segunda-feira, que ele morreu no sábado em Tucson, no estado do Arizona. De acordo com o texto, a saúde do matemático piorou depois que ele quebrou o quadril há algumas semanas.

Shapley dividiu o Nobel de Economia com o também americano Alvin Roth por pesquisas independentes que mostraram como unir diferentes agentes econômicos, como estudantes e escolas ou doadores de órgãos e pacientes, proporcionando benefícios mútuos.

Na época, a comissão do Nobel afirmou que Shapley utilizou a Teoria dos Jogos para estudar e comparar vários métodos de combinação e descobrir como se certificar de que essas combinações são aceitáveis para todos os envolvidos. Já a pesquisa de Roth aplicava esses princípios ao mundo real.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7