Brasília Amapá |
Manaus

Micro e pequenos empresários terão R$ 30 bilhões para empréstimo

Compartilhe

124117_697x437_crop_57f9212a27759Os micro e pequenos empresários terão uma linha de crédito em bancos públicos. Nesta última semana, o governo  federal lançou uma linha  de R$ 30 bilhões para facilitar a exportação de bens.

O dinheiro será  disponibilizado a financiamentos de compra de máquinas e para a modernização do segmento, com o objetivo de aumentar a produtividade e retomar a confiança dos consumidores brasileiros nos pequenos negócios.

De acordo com a secretaria especial da Micro e Pequena (Sempe), as operações vão envolver taxas de juros mais baixas e condições diferenciadas oferecidas pelos bancos Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Caixa Econômica Federal.

Já no campo das exportações, o secretário da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, assinou um decreto que institui a figura do chamado operador logístico para executar ações no exterior no lugar das micro e pequenas empresas.

Com a mudança, que visa desburocratizar as ações, os procedimentos de exportação serão feitos por meio do operador e permitirá às empresas de pequeno porte finalizarem seus negócios como se estivessem vendendo no próprio mercado nacional.

De acordo com José Ricardo Veiga, uma instrução normativa da Receita Federal vai possibilitar a ação dos operadores, que poderão abrir novos guichês para receber mercadorias dos micro e pequenos empresários. Ele destacou que a intenção do governo é fazer que a exportação seja “tão simples” como despachar uma mercadoria.

Segundo dados da Sempe, 52% dos empregos formais no País são gerados por pequenos negócios, que respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Agência Brasil


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7