Brasília Amapá |
Manaus

Mensagens enviadas pelo WhatsApp chegarão após fim do bloqueio

Compartilhe

RIO – O bloqueio do WhatsApp por até 72 horas, iniciado nesta segunda-feira em território nacional, gera repercussão entre os usuários mais assíduos, mas estes podem ficar tranquilos: conforme ocorrido nas outras vezes em que o aplicativo foi suspenso por decisão judicial, as mensagens enviadas no período da interrupção chegam nos aparelhos celulares assim que suspensão termina.

A medida foi adotada pelas operadores de telefonia a partir das 14h desta segunda-feira sob ordem do juiz Marcel Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe. O magistrado atendeu a uma medida cautelar da Polícia Federal por causa do não cumprimento da determinação judicial de quebra de sigilo de mensagens do aplicativo para fins de investigação sobre crime de tráfico de drogas em Lagarto. As investigações começaram em 2013 e o processo tramita em segredo de Justiça.

Enquanto o aplicativo está fora do ar, os usuários podem encontrar outros aplicativos de troca instantânea de mensagens. Veja a lista abaixo com opções disponíveis:

Em 11 de fevereiro, a Justiça já havia determinado a suspensão do serviço do WhatsApp sob o argumento de que o aplicativo estava se recusando, desde 2013, a repassar informações solicitadas pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, que investiga casos de pedofilia na internet. Mas as empresas recorreram da medida dias depois e os desembargadores Raimundo Nonato da Costa Alencar e José Ribamar Oliveira, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), concederam liminares sustando os efeitos da decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos do Poder Judiciário em Teresina, que suspendia o uso do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil.

Em dezembro do ano passado, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo determinou o bloqueio do aplicativo pelo prazo de 48 horas. O caso corre em segredo de Justiça.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7