Brasília Amapá |
Manaus

Irã encomenda 50 aviões da Embraer, segundo agência

Compartilhe

RIO – O Irã encomendou 50 aeronaves do grupo brasileiro Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo depois da Boeing e da Airbus, anunciou nesta terça-feira o porta-voz do governo iraniano, Mohammad Bagher Nobakht, segundo a AFP. De acordo com o funcionário, trata-se de um contrato de arrendamento.

“O governo não vai gastar seus recursos limitados em coisas como a compra de aviões”, afirmou Nobakht, citado pela agência Mizan (ligada ao Poder Judiciário iraniano), segundo a AFP.

A operação visa modernizar da frota de aviões em um processo de reentrada nos mercados internacionais após o fim das sanções econômicas anunciado no fim de janeiro. A frota iraniana tem atualmente 140 aeronaves em operação, cuja idade média é de cerca de 20 anos, informou a agência.

O Irã já anunciou a compra de 40 aeronaves ao grupo francês ATR e assinou um contrato para a compra de 118 aeronaves Airbus para serem entregues nos próximos quatro anos por um valor entre US$ 10 bilhões e US$ 11 bilhões, de acordo com o vice-ministro dos Transportes, Asghar Fakhrieh Kashan.

Segundo a AFP, é também um contrato de arrendamento, de acordo com o porta-voz do governo. Cerca de 85% do financiamento virá da Airbus e bancos europeus, declarou por sua parte Farhad Parvaresh, o presidente da Iran Air.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7