Brasília Amapá |
Manaus

Ilan Goldfajn pode ser sabatinado nesta semana no Senado

Compartilhe

BRASÍLIA – Num rito acelerado, o futuro presidente do Banco Central poderá ser sabatinado nesta semana. O governo quer que Ilan Goldfajn – atual economista-chefe do Itaú – assuma o comando da autoridade monetária antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 7 e 8 de junho, de acordo com fontes ouvidas pelo GLOBO.

Por isso, amanhã, o processo de aprovação do nome do presidente do BC começará a andar na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Um requerimento será lido e os parlamentares devem marcar a sabatina para o dia seguinte, quarta-feira. Num interrogatório, ele deve não apenas dar suas credenciais como economista, mas também falar sobre os rumos da política monetária.

Da CAE para a aprovação pelo plenário da Casa é um processo rápido. Ele não precisa ser ouvido novamente. Os demais senadores, normalmente, apenas referendam a decisão tomada pela comissão.

Ilan deve substituir Alexandre Tombini, que irá para o Fundo Monetário Internacional (FMI). Ilan Goldfajn chega com uma perspectiva de cortar os juros. Antes de ser confirmado no BC, ele defendeu publicamente que a taxa básica deveria cair por causa da grave recessão vivida pelo país.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7