Brasília Amapá |
Manaus

EUA e China têm progredido nas conversas sobre o câmbio, diz secretário do Tesouro

Compartilhe

PEQUIM – Os EUA e a China têm feito progresso no debate sobre a taxa de câmbio, enquanto a capacidade do país asiático para controlar seu excesso de capacidade será central para a expansão da economia chinesa, disse neste domingo o secretário do Tesouro dos EUA, Jacob J. Lew, em Pequim. Falando a estudantes na Universidade de Tsinghua, Lew disse que a política do governo da China sobre sua moeda está na direção certa. Ele acrescentou, no entanto, que o Banco do Povo da China “não foi claro”, em agosto, em seus comunicados sobre a moeda.

— A China se comprometeu em adotar uma transição ordenada rumo a uma taxa de câmbio orientada pelo mercado — afirmou Lew. — É importante para a China manter sua agenda de reformas.

Os EUA tem insistido para que a China implemente medidas de apoio à demanda interna e ao aumento da renda, melhorar a transparência econômica e liberalizar as regras de investimento.

As autoridades de Pequim têm cortado o excesso de capacidade industrial, incluindo nos segmentos de carvão e aço, enquanto o país busca formas de aumentar a conversibilidade do yuan por meio de mudanças na política cambial e pela abertura da indústria financeira. Os EUA não vão se opor à flutuação do yuan, disse Lew:

— A intervenção realmente tem ocorrido para fortalecê-lo, não para depreciar o yuan. Isso é muito importante em termos de percepção sobre a existência ou não de uma igualdade de condições entre nossos dois países.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7