Diretoria do Yahoo cria comitê para explorar alternativas estratégicas

SÃO FRANCISCO – A diretoria do Yahoo anunciou nesta sexta-feira a criação de um comitê independente para explorar alternativas estratégicas, junto com a busca da cisão reversa de seu negócio de Internet. A empresa contratou os bancos Goldman Sachs, J.P.Morgan e PJT Partners como assessores financeiros, e Cravath e Swaine & Moore como seus assessores legais, informou a empresa em comunicado.

O comitê e seus assessores estão trabalhando em um processo para entrar em contato e se envolver com grupos financeiros e estratégicos potencialmente interessados em investir na companhia, disse a companhia nesta sexta-feira.

A decisão foi tomada dias após a empresa acionista Starboard Value LP — que tem criticado fortemente a gestão da CEO Marissa Mayer — está se preparando para iniciar uma possível dipusta jurídica contra o Yahoo, reportou a Bloomberg News. A acionista, dona de uma fatia equivalente a 0,75% da empresa, faz pressão desde 2014 para que a liderança do Yahoo seja trocada, além da separação dos ativos na internet e na Ásia.

O Yahoo anunciou este mês que está considerando alternativas estratégicas para seu negócio de internet, e informou que reduziria cerca de 15% da força de trabalho. Em dezembro, a companhia postergou os planos de se desfazer de sua participação no Alibaba Group, gigante chinês de comércio eletrônico, devido a preocupações de que o processo poderia resultar em uma cobrança fiscal mulibilionária. O Yahoo também disse que criaria uma companhia separada que incluiria o negócio de internet e sua particiapação do Yahoo Japão.

“Separar nossa participação no Alibaba do negócio operacional do Yahoo é essencial para maximizar o valor para nossos acionistas”, afirmou Mayer no comunicado. “Além disso, existem alternativas estratégicas que podem nos ajudar a alcançar a separação, ao mesmo tempo que fortalecer nosso negócio”.

ver mais notícias