Brasília Amapá |
Manaus

Desemprego no país fica em 10,9% no primeiro trimestre

Compartilhe

RIO – A taxa de desemprego no país ficou em 10,9% no primeiro trimestre, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Mensal, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. Frente ao trimestre anterior, encerrado em dezembro, quando a taxa foi de 9%. Analistas consultados pela Bloomberg estimavam que o resultado ficasse em 10,7%, com possibilidade de chegar a 11,1%. O total de desempregados chegou a 11,1 milhões, alta de 39,8% a mais do que em igual período de 2015.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mercado formal de trabalho registrou, em março, um saldo negativo de 118.776 postos. Isso significa que mais vagas de trabalho com carteira assinada foram fechadas do que preenchidas no mês passado. Com o resultado, o país completou 12 meses consecutivos em que as demissões superaram as contratações.

No trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com a Pnad, a taxa de desemprego no país acelerou mais uma vez e ficou em 10,2% — até então o pior resultado da série iniciada em 2012. Já a população desocupada totalizou a marca histórica de 10,4 milhões, crescendo mais de 40% em um ano.

A Pnad Contínua referente ao ano de 2015 mostrou que contingente de desocupados passou de 6,7 milhões de pessoas em 2014 para 8,6 milhões, quase 2 milhões de desempregados a mais. A taxa média de desemprego ficou em 8,5% no ano passado e foi a maior da série histórica do estudo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7