Brasília Amapá |
Manaus

Confiança no setor de seguros sobe 40% no primeiro semestre

Compartilhe

RIO – O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) fechou o primeiro semestre do ano com alta de 40%, segundo levantamento da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). Foi o quinto mês consecutivo de crescimento do índice, que chegou a 94 pontos – a média mais alta dos últimos dois anos.

— A recuperação do setor ficará mais clara no segundo semestre. Há segmentos que podem impulsionar os negócios, como o seguro patrimonial, que acumula alta de 6,5% em receitas, e o setor de benefícios. Ou seja, é possível chegarmos ao final do ano com um resultado positivo — destaca o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, lembrando que o indicador não ultrapassa a barreira dos 100 pontos desde 2014.

Segundo a entidade, o resultado reflete a expectativa favorável das empresas quanto ao reaquecimento do mercado de seguros, apesar de uma queda real de 3,6% no volume de prêmios e contribuições entre janeiro e abril.

A pesquisa da entidade avalia a expectativa do setor frente ao crescimento da economia nos próximos seis meses. Entre as 100 instituições consultadas, 72% das seguradoras, 76% das corretoras e 69% das resseguradoras registraram alta no índice de confiança. Quanto ao faturamento, os percentuais foram de 76%, 65% e 87%, respectivamente.

Entre as resseguradoras, 81% estão otimistas em relação à rentabilidade do setor pelos próximos seis meses. A expectativa é compartilhada por 69% das seguradoras e por 76% das corretoras.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7