Brasília Amapá |
Manaus

Britânicos fariam falta nas negociações entre Mercosul e União Europeia, avalia governo brasileiro

Compartilhe

BRASÍLIA – A decisão dos britânicos de saírem da União Europeia não chegou a surpreender o governo brasileiro. Segundo uma importante fonte da área diplomática, a disputa no referendo estava “pau a pau”. Porém, existe a sensação, na Esplanada dos Ministérios, de que o Brasil perdeu um belo aliado nas negociações entre o bloco europeu e o Mercosul para a criação de uma zona de livre comércio. Isto porque, ao contrário de países como a França, o Reino Unido nunca foi afeito a subsídios agrícolas.

– Seria mais fácil brigarmos por maior acesso a nossas exportações agrícolas com os britânicos – comentou essa fonte.

Apesar da impressão, a avaliação é que ainda é cedo para uma conclusão sobre qualquer impacto que a saída do Reino Unido teria sobre assuntos de interesse do Brasil. O processo vai levar dois anos para ser terminado, destacou outra fonte do Itamaraty.

– Toda união, quando é desfeita, tem um sentido de frustração, como o casamento – disse o diplomata.

Em outra avaliação reservada, a área diplomática acredita que, com o avanço da direita no Reino Unido, o que aconteceu foi, na verdade, um plebiscito sobre migração. Os direitistas avançam na UE, o que poderia levar a novas saídas no futuro, previu uma fonte.

– Digamos que a França saia. A Alemanha conseguirá manter sua liderança? E a Escócia e a Irlanda do Norte não vão fazer um novo referendo para saírem do Reino Unido? – indagou essa fonte.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7