Bolsa da Arábia Saudita contrata HSBC para oferta pública de ações

DUBAI – A Bolsa de Valores da Arábia Saudita, a maior no Oriente Médio e na África, contratou a unidade saudita do banco HSBC como consultor financeiro para sua oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês). A abertura está prevista para acontecer até 2018, dependendo de aprovações regulatórias.

“A indicação de um consultor financeiro é um marco importante”, anunciou a Bolsa nesta quinta-feira em comunicado na internet como parte da iniciativa de seguir um processo transparente.

O IPO vem em meio a uma guinada do país à privatização que inclui planos de abrir até 5% do capital da petroleira estatal Aramco. No início desta semana, a Bolsa de Valores de Tadawul, avaliada em US$ 404 bilhões, anunciou que vai aliviar restrições sobre investidores estrangeiros como parte da estratégia de tornar a Bolsa um portão de entrada para capital no país.

O CEO da Bolsa, Khalid Abdullah Al Hussan afirmou na terça-feira que espera que a oferta acionária da Bolsa estimule outros negócios na Arábia Saudita a buscar abertura de capital. A rival regional, o Mercado Financeiro de Dubai, fez sua abertura ao mercado em 2007.

A IPO poderia arrecadar mais de U$ 500 milhões por uma fatia de 30% da companhia, disseram duas fontes próximas às negociações esta semana.

ver mais notícias