Banco Central lança campanha sobre Declaração de Capitais no Exterior

Desde 2002, é obrigatório para pessoas físicas e jurídicas fazer anualmente a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE), quando possuem bens e/ou ativos no exterior que somem valor igual ou superior a US$100 mil. De lá para cá, o volume declarado subiu 217% e pensando no índice crescente de declarantes, que também subiu, o Banco Central (Bacen) encomendou à agência nova/sb uma campanha para alertar os brasileiros sobre prazos e termos da declaração. Assim, entre os dias 21 de março e 1º de abril as peças serão veiculadas nas rádios, e até o dia 4 de abril estarão na internet, e-mail marketing e endomarketing.

O objetivo das peças é informar a obrigatoriedade da declaração, ressaltando que não há qualquer recolhimento de imposto ou taxa sobre o valor investido no exterior. O Bacen tem como foco a coleta de informações para o desenvolvimento de estatísticas acerca de números e valores de investimentos que ocorrem fora do país. 

O prazo de entrega da CBE é até 18h do dia 5 de abril. A declaração é obrigatória, sujeita à multa por descumprimento. Acesse outros detalhes sobre o CBE através do link http://www4.bcb.gov.br/rex/cbe/port/cbe

Estatísticas – O número de declarantes do CBE ano-base 2014 aumentou 21,3% em relação ao período anterior e ultrapassou 37 mil pessoas físicas e jurídicas, a maior participação já registrada. Em comparação ao  primeiro CBE, ano-base 2001, o número de declarantes aumentou 217%.

ver mais notícias