Brasília Amapá |
Manaus

‘Setembro Dourado’: Projeto de Lei sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil será votado na Aleam na próxima quarta-feira (28)

Compartilhe

 Na manhã desta quinta-feira (22) a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu prosseguimento ao Projeto de Lei Nº 74/2017, de autoria do deputado estadual Carlos Alberto (PRB). Ele será votado pelos legisladores da Aleam na próxima quarta-feira (28) no plenário Ruy Araújo, na Zona Centro-Sul da capital. Segundo o deputado Carlos Alberto, a PL institui no calendário estadual o mês ‘Setembro Dourado’, que é dedicado a ações preventivas e diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.

Conforme o deputado Carlos Alberto, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) estabeleceu no mês de setembro essa conscientização sobre o câncer infanto-juvenil. “É chamado de dourado, pois nossas crianças valem ouro. Sempre lutarei pelas crianças e adolescentes do nosso Amazonas. Todo projeto de lei voltado para eles é válido”, disse o deputado Carlos Alberto, que também é presidente da Comissão de Jovens, Crianças e Adolescentes da Aleam e coordenador da região Norte da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró Criança e Adolescente (Fenacria).

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), câncer infantil já representa a primeira causa de mortalidade em todas as regiões do Brasil. No país anualmente são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados na faixa etária de 1 a 18 anos. A ciência ainda não identificou fatores de risco ou medidas preventivas para o câncer infanto-juvenil, portanto observar os sintomas e diagnosticar precocemente é essencial.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7