Na Comissão de Infraestrutura, senador Eduardo Braga pede recuperação da área portuária de Manaus

 
O senador Eduardo Braga (PMDB/AM) pediu, nesta terça-feira (02/05), providências da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para melhoria e recuperação da área portuária da capital amazonense.

O Porto de Manaus, destacou ele, é o maior fora da costa marítima brasileira, movimenta bilhões de dólares em virtude das operações da Zona Franca de Manaus e da produção de óleo e gás, mas oferece estrutura e serviços precários. A taxa de navegação em águas internas representa outra dificuldade, disse Eduardo Braga. Ao onerar o frete em 25%, prejudica a competitividade em determinadas regiões do Brasil e do mundo.
 
“A situação é calamitosa porque 40 mil embarcações mensalmente atracam e desatracam e elas precisam de um terminal hidroviário de passageiros de carga do interior”, afirmou o parlamentar na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), presidida por ele, que sabatinou Francisval Mendes para a diretoria do órgão.
 
O ‘Porto da Manaus Moderna’ implementado e estruturado poderia garantir uma logística de suprimento ao interior amazonense, observou Eduardo Braga. “Há interesse do setor privado em fazer investimentos nesses portos (Manaus e Manaus Moderna), desde que existam critérios de embarque e desembarque de passageiros e de cargas. Hoje tudo é feito de forma aleatória com grande evasão de tributos e risco de segurança. Estamos à beira de um colapso absoluto.”
 
Foto: Vagner Carvalho
ver mais notícias